Após ascensão do ChatGPT, Wikipédia está pestes a sumir?
Enciclopédia livre idealizada em 2000 é fonte de informação para bilhões de pessoas na internet.
A Wikipédia é uma enciclopédia online em que conseguimos encontrar diversos tipos de informações sobre os mais variados assuntos. O site surgiu no ano 2000, em um projeto encabeçado pelo empresário norte-americano Jimmy Wales e o filósofo Larry Sange.
Durante esses anos, a enciclopédia livre, que inclusive nós mesmos podemos preencher com informações reais, se tornou uma importante fonte de pesquisa. Inclusive, a Wikipédia sempre aparece no topo dos buscadores na internet.
Contudo, nos últimos dois anos, a Wikipédia ganhou um concorrente poderoso: o ChatGPT, um recurso de inteligência artificial (IA), criado pela empresa OpenAI.
Na prática, é uma forma de se gerar conteúdo com informações reais, digitando apenas o tema a ser pesquisado.
Wikipédia acumula bilhões de visitas
Em dezembro do ano passado, mais de 4,3 bilhões de pessoas ao redor do mundo acessaram as páginas da Wikipédia em busca de informações.
Mas, será que o ChatGPT realmente representa uma ameaça ao portal? Na verdade, a IA não é exatamente uma tecnologia nova e já existe desde a década de 1960.
Naturalmente, passou por diversos aprimoramentos até se tornar o que é hoje e ainda virar uma importante ferramenta de uso constante na internet, por diversos usuários.
Apenas em janeiro de 2024, cerca de 1,4 bilhão de pessoas acessaram a página do ChatGPT. Isso tem aproximadamente 180,5 milhões de usuários fixos, sendo que muitos ainda estão aprendendo os recursos da ferramenta.
Alguns acreditam que o ChatGPT vai acabar com a Wikipédia, do mesmo modo que esta acabou com a Enciclopédia Britânica, extinta das redes em 2005, justamente por conta de ser um novo recurso para obter conhecimento fácil.
Credibilidade em xeque
O maior risco para a Wikipédia hoje é uma possível queda na qualidade de informações. Ferramentas como o ChatGPT estão longe de serem perfeitas e criam diversos conteúdos com informações erradas. Assim, muitos poderão utilizar textos gerados pela IA e adicioná-los à enciclopédia livre, empobrecendo os conteúdos.
Nesse caso, não é considerado errado usar a inteligência artificial, mas se faz necessário acompanhar de perto os conteúdos e fazer uma revisão cuidadosa deles antes de postar na Wikipédia, a fim de garantir a credibilidade e a qualidade da informação.
Comentários estão fechados.