3 mudanças na decoração podem ser a chave contra a ansiedade
Cores, iluminação e organização são pontos-chave para tornar o seu ambiente o mais relaxante possível.
Em um mundo cada vez mais acelerado, a ansiedade se tornou uma companheira indesejada para muitas pessoas. Mas, felizmente, há formas de criar um ambiente que promova calma e tranquilidade. A decoração, acredite, é uma delas!
A arquiteta Júlia Guadix, do Studio Guadix, explica que a decoração vai além de escolher móveis e cores bonitas. Ela envolve a criação de um ambiente harmonioso que nos conecta com a natureza e nos proporciona sensação de conforto.
Nesse sentido, ao pensar em cada detalhe, desde a iluminação até a organização dos espaços, podemos transformar nossa casa em um verdadeiro refúgio contra o estresse e a ansiedade.
Mas como isso é possível? Quais elementos da decoração podem nos ajudar a lidar com esse problema? Neste artigo, vamos explorar três dicas valiosas para criar um ambiente mais sereno e acolhedor.
Para manter a paz, mantenha primeiro sua casa arrumada – Imagem: reprodução
1. A importância da iluminação
Sem a iluminação calibrada corretamente é impossível criar um ambiente relaxante. Nosso cérebro é muito sensível a determinadas faixas luminosas e essa sensibilidade é o que atrapalha o relaxamento.
Portanto, quando possível, o ambiente doméstico deve ser banhado com luz natural, pois ela nos conecta com o exterior e proporciona uma sensação de bem-estar. Já a luz artificial deve ser suave, evitando fontes de luz intensas e direcionadas.
2. A força dos elementos naturais
A natureza tem o poder de nos conectar com algo maior e nos proporcionar uma sensação de paz interior.
Ao incorporar elementos naturais à decoração, como plantas, madeira, pedras e tecidos naturais, estamos criando um ambiente mais vivo e acolhedor.
As plantas, além de embelezar o espaço, ajudam a purificar o ar e a reduzir os níveis de estresse. A madeira, por sua vez, traz uma sensação de aconchego e contato com a natureza.
Já as pedras e os tecidos naturais, como o algodão e o linho, concedem uma sensação de frescor e leveza.
3. A organização como aliada do bem-estar
Ao manter apenas os objetos essenciais à vista, evitamos a sobrecarga visual e a sensação de agitação. Ambientes desorganizados são uma espécie de inibidores da sensação de calma e tranquilidade.
Opte por uma decoração mais minimalista, na qual móveis mais simples e em cores frias são o destaque. Tais detalhes farão toda a diferença no seu ambiente!
* Com informações do portal Casa.com.br.
Comentários estão fechados.