Anísio Teixeira é declarado patrono da escola pública no Brasil
O educador recebeu oficialmente o título em cerimônia com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 15 de outubro.
O educador Anísio Teixeira, um dos mais influentes defensores da educação no Brasil, foi declarado oficialmente o patrono da escola pública brasileira.
A cerimônia de assinatura da lei, que confere esta honraria ao professor, ocorreu no Dia do Professor, 15 de outubro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A lei, que homenageia o legado de Teixeira, falecido em 1971 no Rio de Janeiro, foi sancionada, enfatizando a importância da educação como base para o desenvolvimento socioeconômico. Durante seu discurso, o presidente destacou a necessidade de melhoria na qualidade de vida através do conhecimento.
Lula também sublinhou a urgência do reconhecimento e da justa remuneração dos professores, criticando a resistência de governadores em aceitar o piso salarial atual de R$ 4.580,57. Segundo ele, a educação deve ser tratada com mais respeito e prioridade.
Anísio Teixeira, agora patrono da escola pública brasileira – Imagem: reprodução
A trajetória de Anísio Teixeira
Anísio Teixeira nasceu em 1900, em Caetité, Bahia. Formou-se em Direito pela Universidade do Rio de Janeiro e desempenhou papel fundamental como secretário de Educação do estado. Foi um defensor fervoroso de uma educação acessível a todos os níveis.
Teixeira foi pioneiro na reforma do sistema de ensino, integrando o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Ele também foi crucial na criação de universidades, como a Universidade de Brasília (UnB), e liderou órgãos como a Capes e o Inep.
Impacto na educação atual
A homenagem a Anísio Teixeira reforça a importância de sua visão para o sistema educacional brasileiro. O reconhecimento oficial de seu papel ilustra o compromisso do país em seguir seus ideais de uma educação igualitária e de qualidade.
Esse reconhecimento não apenas solidifica o legado de Teixeira, mas também serve como um lembrete urgente sobre a necessidade de investir em condições dignas para educadores e alunos. A busca por um sistema educacional inclusivo continua a ser um desafio e uma prioridade para o Brasil, pelo menos na teoria.
* Com informações de EBC – Agência Brasil.
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