Língua portuguesa tem mais de 300 milhões de falantes no mundo
O idioma português, além do Brasil, é oficial em mais nove países, com quase 300 milhões de falantes em quatro continentes.
A expansão marítima de Portugal deixou um legado significativo em várias partes do mundo com o português.
Porém, embora mais de 50 territórios tenham sido colonizados pelo país, apenas algumas nações mantêm o português como língua oficial. Atualmente, o idioma é falado amplamente em quatro continentes.
Com aproximadamente 300 milhões de falantes, o português se destaca como uma das línguas mais utilizadas globalmente.
O Brasil é o principal responsável por esse número impressionante, com mais de 210 milhões de habitantes. Entretanto, além do Brasil, outras oito nações adotam esse idioma como o seu oficial.
Tal conexão linguística motivou a formação de organizações internacionais que promovem a cultura, economia e cooperação entre esses países.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é um exemplo desse esforço conjunto, que abrange diversos setores, da educação à segurança.
Colonização portuguesa conseguiu impor o idioma europeu, que marca presença até hoje em vários locais do planeta – Imagem: reprodução
Nação de Língua Portuguesa
O primeiro encontro entre países de língua portuguesa ocorreu no Brasil em 1989, sob a liderança do então presidente do país José Sarney.
O evento reuniu Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
Uma das principais decisões foi a criação do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), que visa promover e difundir a língua portuguesa entre seus membros.
Mais tarde, em 1996, tal colaboração foi formalizada com a fundação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Essa organização busca fortalecer laços em diversas áreas, como educação, ciência, justiça e cultura.
Presença global
O idioma português, graças à colonização portuguesa, estabeleceu-se em diversas partes do mundo.
A África tem uma presença marcante, com cinco países do continente tendo o idioma como língua oficial. Já na Ásia, Timor-Leste e Macau destacam-se. Veja a lista completa a seguir:
-
Angola;
-
Brasil;
-
Cabo Verde;
-
Guiné-Bissau;
-
Guiné Equatorial;
-
Moçambique;
-
Portugal;
-
São Tomé e Príncipe;
-
Timor-Leste;
-
Macau*.
Embora Macau não seja um país independente, sua inclusão se deve ao seu status como região autônoma da China, com forte influência da colonização portuguesa.
A presença do português em várias partes do mundo é um testemunho da história e cultura compartilhada entre essas nações.
A língua não é apenas um meio de comunicação, mas também um elo que fortalece as relações internacionais e promove a cooperação entre os países falantes de português.
Através da CPLP e outras iniciativas, o idioma continua a ser um instrumento vital para o desenvolvimento e a união global.
Comentários estão fechados.