Meu gato dorme muito. Isso é normal?
Gatos costumam dormir muitas horas por dia. Comportamento é herdado de seus antepassados, os felinos selvagens.
Você já se deparou com o seu gato dormindo durante horas e se perguntou se isso é normal? Esse comportamento felino, embora geralmente seja comum, gera uma série de dúvidas nos tutores mais preocupados.
Assim como os humanos, gatos gostam de manter uma rotina organizada. Após brincar, eles adoram descansar em um local confortável, além de, é claro, tirar uma boa soneca.
Embora pareça que os gatos passam o dia inteiro dormindo, essa é uma característica natural herdada dos felinos selvagens.
Em razão disso, essa necessidade felina de descanso prolongado não deve ser motivo de preocupação. Vamos entender mais sobre o ciclo de sono desses bichanos e por que eles precisam de tanto repouso.
Por que gatos dormem muito? É normal?
A principal razão por trás da necessidade de gatos domésticos dormirem bastante é porque eles ainda conservam traços de seus antepassados selvagens. Isso significa que eles dormem horas durante o dia a fim de poupar energia e estarem prontos para caçar à noite – mesmo que o “alvo” seja um brinquedo.
Em média, felinos costumam dormir de 15 a 20 horas por dia, mas esse tempo varia conforme a idade: filhotes dormem mais, enquanto adultos são mais ativos. Em dias frios, é comum que aumentem o tempo de descanso.
Comportamento noturno dos felinos
Gatos são animais noturnos e mantêm seus instintos predadores, o que explica a agitação noturna. Ao contrário do que muitos podem pensar, esse comportamento não significa que o animal está com insônia, mas é apenas um hábito natural de caçadores.
Além disso, frequentemente os gatos prefiram dormir próximos de seus tutores para se sentirem mais seguros. Isso se deve ao instinto de proteção contra possíveis ameaças, já que por instinto eles buscam sempre por conforto e confiança em companhia humana.
Quando se preocupar com o sono do gato?
Embora seja normal que gatos durmam bastante, mudanças repentinas no padrão de sono podem indicar problemas. Em razão disso, atente-se a sinais como apatia, agitação ou comportamento agressivo. Se necessário, consulte um veterinário.
Ao entender o comportamento natural dos gatos, os tutores podem garantir um ambiente seguro e confortável ao passo que respeitam as necessidades de descanso e atividade desses felinos.
Comentários estão fechados.