Quantas estrelas tem a bandeira dos Estados Unidos? Veja o que elas significam
Com 26 alterações ao longo da história, bandeira dos Estados Unidos mantém padrão com 50 estrelas e treze faixas nas cores azul, vermelho e branco.
A bandeira dos Estados Unidos é uma das mais conhecidas mundialmente. Com 26 alterações ao longo da história, a sua última modificação ocorreu em 04 de julho de 1960, quando o Havaí aderiu a união. Essa é a que se configura até os dias atuais.
A sua origem é remota a George Washington, quando ao liderar as tropas americanas na luta contra os ingleses, necessitava de uma bandeira que possibilitasse a união entre os soldados.
Na ocasião, solicitou que uma costureira da Pensilvânia, Besty Ros, a produzisse a partiu de seu desenho. A partir de algumas modificações, a primeira bandeira dos Estados Unidos foi aprovada. Veja como era:
Quantas estrelas tem a bandeira dos Estados Unidos?
Por muito tempo ela foi mudando. As estrelas iam crescendo conforme a quantidade de estados ia aumentando. Já as faixas tiveram uma redução, de quinze para treze. Portanto, a versão atual da bandeira dos Estados Unidos, com 50 estrelas é a que vigora por maior tempo.
Patriotismo
Um símbolo do patriotismo dos Estados Unidos, a bandeira está presente na maioria das séries, filmes e obras produzidas por seu povo. Veja um exemplo:
Significado das estrelas, faixas e cores da bandeira dos Estados Unidos
São três as cores oficiais da bandeira dos Estados Unidos, herdadas da bandeira inglesa:
- Azul: representa vigilância, justiça e perseverança;
- Vermelho: simboliza valor, coragem e resistência;
- Branco: significa a pureza.
As 50 estrelas representam cada um dos estados do país, semelhante a bandeira brasileira. Elas se dispõem em nove linhas, na qual as linhas de seis estrelas (superior e inferior) oscilam com as linhas de cinco estrelas.
E as faixas horizontais vermelhas e brancas simbolizam as antigas 13 colônias britânicas, declarando independência do Reino da Grã-Bretanha e tornando-se os primeiros estados dos EUA.
Dia da bandeira americana (Flag Day)
O dia da bandeira dos Estados Unidos (Flag Day) é celebrado em 14 de junho, fazendo alusão ao acontecimento do dia 14 de junho de 1777, quando se comemora a adoção do desenho da bandeira pelo Congresso Americano.
A data é considerada um feriado não oficial, mas alguns estabelecimentos concretizaram um dia de valorização no país. No entanto, algumas pessoas se esforçam para a concretude do dia da bandeira, sendo eles:
-
Elizabeth Duane Gillespie;
-
George Bolch;
-
William T. Kerr;
-
Bernard J. Cigrand;
-
George Morris.
A semana em que é comemorado o Flag Day é denominada National Flag Week.
No período, o presidente costuma fazer uma proclamação solicitando com que as pessoas pendurem a bandeira em suas casas. Os prédios governamentais também hasteiam a bandeira estadunidense. Em alguns casos, desfiles e eventos são promovidos, assim como protestos são realizados.
Curiosidades
Outros nomes já foram dedicados a bandeira estadunidense, dentre eles: “Stars and Stripes”, cujo significado é estrelas e listras; “Old Glory”, representando velha glória; e “Red, blue e white”, com a tradução literal de vermelha, azul e branca.
Além do mais, o hino dos Estados Unidos, um poema de autoria de Francis Scott Key, cuja nomenclatura é “The Star-Spangled Banner” (A Bandeira Estrelada) possui a sua letra dedicada exclusivamente à bandeira nacional.
Você pode se interessar também por:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.