Fototropismo é o movimento de uma planta em relação a uma fonte de luz, ou seja, é um mecanismo que as plantas possuem para melhorar a obtenção da luz necessária para realizar fotossíntese ou para se proteger do excesso de luz.
Sendo assim, temos dois tipos de fototropismo: o positivo, quando ele acontece em direção a fonte luminosa e o negativo, quando o movimento ocorre em direção contrária a fonte luminosa.
Fototropismo e as auxinas
O fototropismo é um mecanismo químico e a auxina é o hormônio vegetal envolvido nesse processo. Esse hormônio está relacionado ao crescimento da planta e sua produção é regulada por intensidade luminosa.
Quando a planta recebe mais luz de um lado as auxinas migram para o lado não iluminado, induzindo o alongamento de células do lado menos iluminado da planta e permitindo assim a movimentação para o lado iluminado.
Mas também pode acontecer da planta estar em um ambiente com pouca luz, nesse caso as auxinas irão agir no meristema fundamental, fazendo com que a planta cresça rapidamente em altura, esse processo é chamado de estiolamento.
Fototropismo positivo
Você já reparou que as plantas que temos dentro de casa sempre voltam suas folhas em direção a janela mais próxima? Esse também é um processo de fototropismo positivo e acontece pela ação das auxinas.
O fototropismo positivo é facilmente observado em nossa casa ou na natureza, os girassóis são ótimos exemplos pois estão sempre se movimentando para o lado do sol.
Fototropismo negativo
O fototropismo negativo é quando o a planta cresce em direção contrária a fonte luminosa. As raízes, com exceção dos pneumatóforos, possuem fototropismo negativo.
Veja também:
- Geotropismo ou gravitropismo
- Hormônios reguladores do crescimento vegetal
- Classificação das plantas
- Meristemas vegetais e tecidos de revestimento
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.