Inscrições para o Sisu 2021 começam nesta terça-feira, 6
MEC abre inscrições para programa de ingresso em universidades. Prazo encerra nesta sexta-feira, 9.
O Ministério da Educação (MEC) abre nesta terça-feira, 6, as inscrições para o primeiro semestre de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo termina na sexta-feira, 9. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Sisu.
O Sisu é o programa do MEC para ingresso de estudantes nas universidades públicas do país. As vagas são disponibilizadas todo semestre, por meio de um sistema informatizado, e os alunos com melhores classificações são selecionados conforme as notas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Portanto, para se candidatar é necessário apenas a nota obtida pelo estudante no Enem 2020. A edição foi adiada por conta da pandemia de Covid-19, tendo sido aplicada em janeiro e fevereiro deste ano.
Inscrições Sisu 2021
Cada estudante poderá se candidatar em até duas opções de cursos, definindo a sua ordem de preferência. Além disso, será possível optar por concorrer às vagas de ampla concorrência ou as reservadas para políticas de ações afirmativas (cotas).
Porém, não é autorizada a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, em igual instituição de ensino e localidade.
O Sisu disponibilizará a nota de corte para cada curso, turno, modalidade de concorrência e local de oferta. Os dados serão atualizados de acordo com o processamento das inscrições.
Nesse período, os estudantes poderão alterar as opções ou até mesmo cancelar. Sendo assim, a classificação no processo será feita de acordo com a última alteração realizada no sistema.
Cronograma Sisu 2021
O processo seletivo do Sisu 2021 ocorrerá em uma única chamada, estando o resultado previsto para ser divulgado em 13 de abril. Por meio dos critérios de classificação, quando existirem notas iguais, o desempate acontecerá no ato da matrícula, sendo escolhido o que possuir menor renda familiar.
As matrículas serão realizadas entre 14 e 19 de abril. Os dias, horários e locais de atendimento serão determinados por cada instituição de ensino superior.
E caso queira participar da lista de espera, o candidato deve manifestar o seu interesse na página do Sisu, no período de 13 a 19 de abril, em somente um dos cursos que tenha optado concorrer.
Leia também: Enem digital 2020: estudantes elogiam nova modalidade da prova
Comentários estão fechados.