Arquivos do Drive podem ficar indisponíveis aos usuários
Google vai realizar nova atualização de software. A empresa mudou a forma como determinados arquivos e/ou pastas funcionam dentro do Drive. Entenda o que muda:
O Google Drive deve atualizar a maneira como os usuários compartilham, fazem backup e gerenciam seus arquivos. Desde 2017 o relacionamento dos ficheiros com a nuvem vem sofrendo alterações. Elas devem ficar ainda mais aparentes com o passar dos próximos meses.
Leia mais: 35 opções de programas gratuitos ou em promoção na Play Store
A empresa mudou a forma como determinados arquivos e/ou pastas funcionam dentro do Drive. Apesar da mudança ser de 2017, a aplicação vem ocorrendo de modo gradual até atingir todos os usuários. Na prática, alguns de seus links compartilhados podem apresentar falhas.
Vale ressaltar que ao subir um arquivo para a nuvem, é possível hospedá-lo em link de download. Esse link pode ser enviado diretamente para alguém específico ou ter um caráter genérico. O método não é totalmente seguro. Por mais improvável que seja, alguém pode adivinhar o link e ter acesso ao arquivo.
Pensando na segurança, o Google inseriu um novo procedimento para dificultar a vida de hackers. Uma espécie de chave de acesso foi atrelada ao link, a fim de garantir uma barreira a mais na segurança.
A partir do próximo mês, mais especificamente dia 13 de setembro, alguns links vão mudar. Todos os arquivos hospedados antes de 2017 passarão a ter a chave de segurança. Com isso, muitos podem parar de funcionar por conta da atualização.
Alguns tipos de arquivo não serão afetados; são eles:
- Google Docs (documentos);
- Google Sheets (planilhas);
- Google Slides (apresentações);
- Google Forms (formulários).
Os demais tipos de arquivo podem sofrer e estarem mais vulneráveis com a mudança. Cada usuário que tiver algum material indisponibilizado deverá ser avisado pelo Google sobre a ocorrência. Por isso, na dúvida, é melhor já baixar aquilo que for mais importante.
Novo backup
Fora a atualização de segurança, o Google também vai mudar a forma de backup. Na verdade, a plataforma vai substituir a antiga opção de “Backup e Sincronização”.
A nova ferramenta vai permitir manter arquivos armazenados localmente. Isso facilita em casos de instabilidade de conexão com a internet. A novidade deve tornar mais fácil acessar os arquivos e pastas a partir da área de trabalho.
Nos próximos dias, vale a pena dar uma conferida nos materiais mais antigos que estão no Drive. Até o dia 13 de setembro armazena com cautela os arquivos mais sensíveis.
Comentários estão fechados.