Quanto custaria a gasolina caso o ICMS fosse zerado?

Duvidas no valor da gasolina e do diesel aparece devido ao congelamento sobre o ICMS. Confira mais sobre. Clique aqui e saiba mais

A medida de congelamento do ICMS é uma tentativa para estagnar parte do preço crescente dos combustíveis.

Até o fim de janeiro é previsto cair o preço dos combustíveis devido a decisão dos estados e do Distrito Federal sobre a situação do ICMS. A medida de congelamento tem efeito de 90 dias contando desde a sua aplicação.

A Petrobras sofre impacto em pontos como, revenda, custo com distribuição, impostos federais e gastos com etanol anidro devido os atuais preços dos combustíveis.

A petroleira estatal acaba vinculando as cotações de dólares e de barris de petróleo aos reajustes adotados pela nova política. Sendo assim, os valores estão sujeitos a mudança.

Confira em nosso artigo, para saber mais sobre a mudança de valor nos combustíveis com a parada momentânea do ICMS.

Mudança de preço nos combustíveis

Por fim, calcula-se a cada 15 dias um percentual sobre o Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) e isso interfere diretamente na alíquota do ICMS. Então, realiza-se esse cálculo pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Com o ICMS congelado, acaba trazendo um pequeno alívio nos preços, mas isso só será contínuo se os preços internacionais e do dólar continuarem a subir.

O preço médio da gasolina pelo mundo é de U$1,23 o litro, sendo que no brasil essa média é de US $1,14. O valor também não é diferente para o Diesel, sendo o preço médio mundial de US $1,12 e, no Brasil, de US $0,89.

Tabela com o preço da gasolina nos estados Brasileiros

 

A Petrobras realiza os reajustes de acordo com a variação do câmbio. Então, no ano de 2021, o diesel nas refinarias teve o aumento acumulativo de 65,3% e 73,4% de gasolina.

Gostou desse post? Quer saber mais? Confira: Como calcular consumo de combustível e controlar os gastos do seu carro

você pode gostar também

Comentários estão fechados.