Publicação do novo calendário da prova de vida do INSS

Conheça todas as novas datas do cronograma de 2022 da prova de vida do INSS!

A prova de vida é um procedimento feito anualmente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para evitar golpes e assegurar o pagamento do benefício mediante cronograma estabelecido. Confira este artigo e conheça a publicação do novo calendário da prova de vida do INSS!

Prova de vida do INSS

Embora a prova de vida seja feita anualmente, o processo foi suspenso em março de 2020 devido à pandemia do novo coronavírus, mas depois foi retomado e as pessoas que não realizaram o procedimento em 2020 e 2021 precisam fazê-lo até a metade deste ano de 2022.

Pois, a partir de julho, o INSS irá começar a bloquear os benefícios dos segurados que não estão com a prova de vida em dias. Então publicou-se um novo calendário para que todos regularizem a situação.

O bloqueio será feito conforme o mês de aniversário do favorecido e o vencimento da prova de vida, confira a seguir!

Novo calendário da prova de vida do INSS

Vencimento da última prova de vida e sua competência de bloqueio do benefício:

  • Até dezembro do ano de 2020 tem sua competência de bloqueio como sendo em Fevereiro de 2022
  • Janeiro a junho do ano de 2021 tem sua competência de bloqueio como sendo em Março de 2022
  • Julho e agosto do ano de 2021 tem sua competência de bloqueio como sendo em Abril de 2022
  • Setembro e outubro do ano de 2021 tem sua competência de bloqueio como sendo em Maio de 2022
  • Novembro e dezembro do ano de 2021 tem sua competência de bloqueio como sendo em Junho de 2022

Ademais, o INSS regulamentou que os bancos responsáveis pelo pagamento do benefício podem atualizar o cadastro do favorecido no mês anterior ao seu mês de aniversário.

Então, as organizações financeiras conseguem fazer a prova de vida nos seus caixas eletrônicos através do registro da biometria, por aplicativos oficiais ou comparecendo presencialmente nas agências.

Os idosos que têm mais de 80 anos e possuem dificuldade para se movimentar, podem requisitar visita no domicílio para realizar a prova de vida.
O aplicativo Meu INSS também é outra opção que está disponível para efetivar a prova de vida. Pois, é feita de maneira digital para as pessoas que possuem biometria facial cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.