Pandemias: Quais foram as piores crises que aterrorizaram o mundo?
Existiram outras pandemias causadas por enfermidades anteriores à COVID-19.
Há pouco mais de 2 anos, estamos sendo assolados por um vírus que causou uma grande mudança comportamental no mundo pós-moderno. A COVID-19 ganhou destaque de maior pandemia deste século e uma das maiores da história recente.
No entanto, crises semelhantes foram registradas na história da humanidade desde a Roma Antiga. Acompanhe e leitura e descubra quais foram as piores pandemias do mundo!
Leia mais: Doenças que marcaram a história da humanidade – Pandemias históricas
Para começar, vamos entender o que caracteriza uma pandemia. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), trata-se de uma doença de alto contágio que se espalha com rapidez por todo o território global.
- Varíola
Dando início, começaremos com a pandemia de varíola. Essa doença é reincidente por várias vezes na história da humanidade.
É estimado que cerca de 500 milhões de pessoas morreram em consequência da pandemia de varíola somente no século passado. Ademais, historiadores acreditam que ela tenha sido originada na Índia.
- Gripe espanhola
O vírus causador da gripe espanhola vive até hoje entre nós, é a conhecida Influenza. No entanto, quando a doença começou a ser um problema, não existiam tratamentos adequados e o contágio era muito alto. Sendo assim, a gripe espanhola rapidamente se espalhou pelo mundo e matou cerca de 20 a 50 milhões de pessoas.
A pandemia provocada por esta enfermidade aconteceu em 1918 e assustou porque o vírus atacou pessoas saudáveis, jovens e adultos. Uma curiosidade é que, apesar de receber o nome de gripe espanhola, a doença não surgiu na Espanha.
- Peste Bubônica
A Peste Bubônica, também conhecida como Peste Negra, matou aproximadamente 200 milhões de pessoas ao redor do globo e aconteceu entre 1346 a 1353. A Europa, África e a Ásia foram as regiões mais afetadas pela enfermidade.
Pesquisadores acreditam que a doença tenha sido originada na Ásia Central, no entanto logo se espalhou para outros territórios. As pulgas dos ratos presentes nos navios mercantes podem ter sido as grandes responsáveis pela proliferação da bactéria.
- Cólera
Causada pela bactéria Vibrio cholerae, a Cólera está sempre ressurgindo por conta de suas constantes mutações. Até hoje, ela é considerada uma pandemia.
Alguns países do continente africano e América Latina são os que mais apresentam casos da doença nos dias atuais. Existem vacinas imunizantes para a Cólera, no entanto, não são acessíveis para todos.
- Influenza A H2N2
Também conhecida como Gripe Asiática, a Influenza A H2N2 matou em média 2 milhões de pessoas no mundo todo na década de 50. Essa gripe é formada por uma das variantes da Influenza e teve o início do seu surto registrado na China.
Um dos países mais acometidos pela enfermidade foi os Estados Unidos que teve aproximadamente 69,8 mil mortes.
Se gostou desse conteúdo, então clique aqui para ler mais artigos como esse!
Comentários estão fechados.