Fermento natural para pães: Aprenda como fazer

O fermento é um ingrediente que pode durar dezenas de anos se for bem cuidado. Saiba como!

O fermento é um ingrediente muito importante para o preparo de diversas receitas deliciosas, como o pão. Dessa forma, sua versão natural ainda possui alguns benefícios que não são obtidos no industrializado, como seu tempo de vida dele e o fato de possuir menos produtos químicos. Além disso, é super fácil fazer o fermento natural ideal para os pães ficarem deliciosos. Confira a seguir.

Leia mais: Veja quais são os 5 golpes de viagem mais comuns contra turistas

Ingredientes para fazer um fermento natural para pães

Para essa receita, você só vai precisar de alguns ingredientes, a saber:

  • 100ml de água em temperatura ambiente;
  • 700 g de farinha de trigo orgânica;
  • 225g de farinha de centeio integral;
  • 450g de farinha de trigo integral.

Passo a passo

Depois de separar todos os ingredientes necessários, chegou a hora de colocar a mão na massa! O primeiro passo para produzir o seu fermento natural é misturar as farinhas orgânica, de centeio e integral em um grande saco.

Em seguida, você deve pegar um pote de vidro limpo e colocar 1 xícara da mistura das farinhas junto com 50 ml de água. Deixe a mistura fermentar por cerca de três dias. O importante aqui é garantir que o pote esteja bem fechado e que ninguém vai mexer ou abrir a vasilha, pois isso pode interferir no resultado.

No quarto dia, você deve colocar mais uma xícara do saco de farinhas e o restante da água. Depois de mexer um pouco a mistura, tampe novamente e deixe de molho por mais três dias. Contudo, diferente do processo anterior, agora você deve chacoalhar um pouco o pote diariamente.

No oitavo dia, pegue uma xícara do seu fermento, transfira para um recipiente limpo e está pronto. Agora é só usar na receita de pão, como preferir.

Como alimentar o fermento?

Passados esses oito dias, você deve deixar o resto do fermento que não foi usado devidamente tapado e durante seis dias colocar ¼ xícara da mistura das farinhas com ¼ da xícara de água, pelo menos duas vezes ao dia.

Gostaria de ver mais conteúdos como este? Então basta clicar aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.