A água do mar é muito salgada – mas você sabe porquê? Entenda
Longe de ter uma explicação simplista, a salinidade da água do mar é um tema importante, oportuno e interessante para ser estudado.
Você já parou para pensar sobre o motivo de a água do mar ser salgada? Em resumo, esse fenômeno tem relação com sais minerais presentes no líquido abundante.
Esses sais são provenientes de várias fontes, que contribuem ativamente para a salinidade do oceano. Vamos entender melhor esse assunto!
A razão da salinidade da água do mar
(Imagem: reprodução/internet)
A erosão das rochas subaquáticas é uma potencialidade na salinidade da água, justamente porque são essas rochas carregam minerais que são dissolvidos nas bacias hidrográficas onde ficam localizadas.
Podemos ver na composição da água o cloreto de sódio, o famoso sal de cozinha e outros íons, que acabam sendo transportados para os oceanos.
A interação atmosférica é também um dos motivos da salinidade acentuada da água, principalmente no que diz respeito à evaporação dos oceanos, fenômeno recorrente que tem ligação com a formação de nuvens e precipitação.
Porém, quando a água é evaporada da lâmina d’água, os sais contidos nela permanecem no oceano, fortalecendo o ciclo de salinização.
As emissões vulcânicas submarinas também liberam gases e materiais do interior da Terra diretamente na água, os quais são dissolvidos e se tornam parte do líquido.
Os rios que desembocam em mares carregam consigo uma grande quantidade de sais dissolvidos, também dando a sua parcela de contribuição para a salinidade do mar quando entram em contato com o oceano.
O tempo também é um agente na composição salina dos mares, aumentando gradualmente, já que a água evapora, mas os sais permanecem, tornando as águas ainda mais salgadas.
Os cientistas afirmam que o principal sal concentrado na água é o cloreto de sódio (NaCl), no entanto, existem outros sais e minerais em menor quantidade, que, em menor escala, compõem a salinidade da água.
Nas águas dos oceanos são encontrados aproximadamente 3,5% de sal, o que significa que, em cada litro de água do mar, há cerca de 35 gramas de sais dissolvidos. Essa quantidade pode ser variável de acordo com cada oceano e em diferentes profundidades.
Comentários estão fechados.