A arte de dizer NÃO: 4 sinais de que você está pisando nos seus limites

Dizer "não" pode ser um desafio e tanto para muitas pessoas. Mas, em alguns momentos, você deve definir limites pelo bem da sua saúde mental.

Conquistar uma vida com bem-estar e saúde mental em dia é uma busca constante de novos comportamentos e habilidades. Quer um exemplo? Estabelecer limites é essencial para ser mais feliz! É um ato de amor-próprio, permitindo que você cuide mais de você e dos outros.

Em muitos momentos da vida, tomar as atitudes certas vai te livrar de situações delicadas e estressantes. Algumas coisas para se lembrar sempre é que você não é obrigado a agradar a todos. E que seu tempo e sua energia são valiosos.

Comidas que deixam o cansaço mais forte.
Foto: Canva.

Como consigo estabelecer limites?

Limites! É essa a palavra capaz de te liberar do estresse, te conecta com você mesmo e te leva ao topo do bem-estar. Mas, claro, esse processo leva tempo e pode não ser tão simples assim.

Para conseguir estabelecer limites nas suas relações, as dicas a seguir podem te ajudar a encontrar um bom caminho, sem desavenças, mas com repeito às suas vontades. São elas:

  • Sem tempo para você? Então, diga “não” para os outros: você precisa reservar momentos sagrados para recarregar suas energias e nutrir sua alma. Priorize seu descanso e seu autocuidado, mesmo que a agenda esteja lotada. Você merece alguma parte do seu dia só para você. Caso contrário, você pode entrar em um ciclo de estresse constante.
  • Validação dos outros? Nem pensar: você tem os seus talentos e habilidades, capazes de construir a sua própria maneira de ser e agir. Não espere que os outros concordem ou aprovem tudo. Acredite em seu poder de decisão e na sua intuição. A opinião dos outros? Apenas um detalhe.
  • Esgotamento te rondando? Hora de pisar no freio!: o seu corpo deixa sinais de que você precisa se dedicar mais ao descanso e tirar um tempo para respirar. Não assuma novos compromissos! Se permita ter momentos de descanso, pois a sua saúde mental depende disso.
  • Cuidado com o “sim” para tudo: voltando à primeira regra de todas, aprenda a dizer “não”, sem culpa, sem medo. Assim, você aprende a priorizar o seu bem-estar.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.