A arte do agora: seis passos para viver o presente

O presente é a única realidade que temos ao nosso alcance; enquanto o passado já ficou para trás e o futuro ainda está por vir.

Muitas vezes me perguntam “O que é viver no momento presente?”. A resposta é sempre a mesma: seria aprender a reconhecer nossas emoções e sentimentos, e aceitá-los como são. Ser capaz de evitar que a tristeza de eventos passados ou a ansiedade e a incerteza sobre o futuro nos paralise.

Viver o momento presente implica enfrentar com atitude aberta tudo de bom e de ruim que nos acontece; permite-nos desfrutar de cada situação, ser conscientes e coerentes conosco próprios e com o que nos rodeia.

Fugir do presente é algo que fazemos inconscientemente. Foi assim que nos ensinaram e é por isso que ignoramos sem perceber. Mas por que fazemos isso? Não viver o nosso presente nos faz idealizar o futuro que sempre pensamos, aquele futuro para o qual estamos caminhando, mas que vemos como algo muito distante.

Depois de começar a viver no momento presente, você estará mais consciente das coisas que são importantes para você, será mais compassivo consigo mesmo; você passará mais tempo de qualidade com as pessoas ao seu redor e viverá com propósito.

Como aprender a viver no presente?

1. Aceite tudo que entrar em sua vida – Trata-se de aceitar as experiências como elas vêm, sem rotulá-las de positivo ou negativo, vivendo o agora. Por exemplo, em vez de qualificar uma situação como triste, dolorosa ou emocionante, você deve simplesmente se concentrar no que está vivenciando, mesmo que não seja agradável.

Na realidade, a maioria das situações, não é nem positiva nem negativa, são suas expectativas, experiências e percepções que fazem a balança pender para o lado negativo.

2. Reflita e depois aja. Depois de vivenciar a parte emocional da experiência, é hora de focar na interpretação. Pare um pouco para pensar no que você tem sentido, analise se precisa mudar algo e se realmente vale a pena. Em caso afirmativo, o que você planeja fazer sobre isso? Como você vai agir? Antes de dar o próximo passo, conecte-se com suas necessidades e objetivos de vida.

3. Obtenha o controle. Portanto, se você deseja viver plenamente o presente, é importante aceitar que existem muitas situações que estão sob seu controle, sobre as quais você tem muita influência. Você deve deixar as circunstâncias fluírem, assim adotará uma atitude mais relaxada que lhe permitirá estar aberto às oportunidades que surgirem.

4. Saboreie cada momento. É fundamental que você lembre que cada momento é único, viva-o com plenitude. Também é recomendável que você faça apenas uma tarefa por vez e gaste o tempo necessário nela. A chave para saborear cada momento é aproveitar mais.

5. Livre-se de crenças. As crenças limitantes, são uma das principais barreiras que nos impedem de aproveitar o momento presente, porque nos fazem enfrentar situações assumindo padrões de resposta preconcebidos que não deixam espaço para novas possibilidades. Abra-se a novas experiências verdadeiramente sintonizadas com as suas necessidades e desejos.

6. Cocrie a realidade que deseja. Lembre-se da natureza efémera da vida e a necessidade de aproveitar cada dia, cada momento, viver o presente e dar vida aos nossos dias, podendo cocriar o que você realmente deseja para sua vida no futuro

você pode gostar também

Comentários estão fechados.