A busca pela felicidade: O autocontrole ajuda ou atrapalha?

Ter tudo sob controle pode não refletir a pessoa que você realmente é, vamos entender como isso funciona?

Para se ter uma vida equilibrada o autocontrole é um fator muito recorrente por algumas pessoas, através dele é possível segurar os impulsos. Com isso, momentos em que desejamos emagrecer e surge a vontade de comer um doce, ou quando precisamos economizar e um vestido entra em promoção são exemplos de quando o autocontrole é colocado em prática. No entanto, algumas pessoas podem começar a se sentir mal com tanto controle que elas mesmas aplicam sobre si e é sobre isso que falaremos hoje.

Leia mais: Como Encontrar A Felicidade? Essas 8 Dicas Te Colocarão No Caminho

A racionalidade leiga

A racionalidade leiga está atrelada de forma direta aos estudos sobre o autocontrole, este termo se refere a uma racionalidade diferente, social e subjetiva onde impregna a generalidade das ações e das práticas do cotidiano. Ou seja, é a satisfação com a sua decisão de negar o doce ou de não comprar a calça.

E por que a pessoa se sente bem com essa decisão? Simples, ela se sente autêntica, ela vê o espelho da sua autoimagem nessa escolha e se sente respeitada com isso. Por outro lado, indivíduos que não se sentem bem com determinadas privações possuem o sentimento inverso e acabam não se reconhecendo.

Pessoas sem racionalidade leiga alta costumam ficar tristes, se sentem governados por esses controles e acabam agindo por impulso para fugir dessa culpa. Muitas vezes, as pessoas não se sentem bem até mesmo quando concluem seu objetivo, na realidade isso pode desencadear mais tristeza.

Como ser feliz com o autocontrole?

Apesar de desencadear esses sentimentos em alguns, não podemos negar a importância do autocontrole, é quase impossível viver agindo de forma impulsiva o tempo todo. Sendo assim, é necessário um olhar atento para a sua autoimagem.

Se o seu lado emocional e intuitivo estiver dominando a maior parte do tempo, certamente terá dificuldade em viver uma vida regrada. Com isso, é necessário reconhecer essa necessidade e exercitar o novo modo de pensar, ver o autocontrole como uma coisa positiva, afinal, ele realmente está aqui para nos ajudar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.