Afinal, uma cintura mais larga é um perigo para diabéticos ou pessoas com doenças cardíacas?
Estudos apontam que existe uma relação entre a cintura mais larga e a resistência à insulina.
Nós já sabemos que a obesidade é um fator de risco para pessoas com diabetes e também para quem possui doenças cardíacas. Entretanto, algumas pessoas não desenvolvem obesidade, mas apresentam bastante gordura localizada, como na cintura. Dito isso, podemos afirmar que isso é perigoso para diabéticos? Veja o que dizem os estudos.
Os perigos de ter uma cintura larga
São diversos os fatores que podem fazer com que alguém tenha uma cintura mais larga, desde hábitos alimentares a fatores genéticos. Ademais, vale mencionar que a circunferência da cintura pode ser um fator determinante na hora de apontar se alguém possui um quadro de obesidade ou não.
Assim, a gordura visceral, como chamamos a gordura nessa parte do corpo, também representa um indicativo alarmante para pessoas com diabetes ou doenças cardíacas. Segundo a OMS, um adulto saudável não pode ultrapassar o limite de 94 cm de cintura, para homens, e 80 cm de cintura para as mulheres.
Caso a situação persista e esse limite seja ultrapassado, existe a chance de desenvolver a chamada síndrome metabólica, problema que irá trazer implicações para os casos de diabetes e doenças cardíacas. Inclusive, essa condição também irá representar maiores chances de desenvolver resistência à insulina, o que pode complicar o tratamento da diabetes.
Resistência à insulina
Quem desenvolve a síndrome metabólica tem grandes chances de desenvolver resistência à insulina, o que pode aumentar ainda mais o perigo para diabéticos. Isso porque pessoas com diabetes tipo 2 possuem uma deficiência na produção da insulina, de modo que existe um agravamento da doença.
Nesses casos, existe a necessidade de repor a insulina por meio de injeções, mas a condição da síndrome metabólica também complica essa técnica, visto que será o corpo do indivíduo também tem resistência à reposição de insulina. Por isso, é muito importante cuidar do nível de gordura corporal e enxergar a maior circunferência da cintura, sim, como um perigo para sua saúde.
Comentários estão fechados.