A conexão entre a gravidade e a manifestação da síndrome do intestino irritável
De acordo com uma nova pesquisa científica, a síndrome do intestino irritável pode ter a gravidade como uma das principais causas.
De acordo com um novo estudo de pesquisa liderado por Spiegel, a gravidade pode desempenhar um papel significativo na Síndrome do Intestino Irritável (SII).
O estudo revelou possíveis conexões entre a pressão exercida pela gravidade terrestre nos órgãos do trato abdominal. Esses órgãos, que formam uma estrutura complexa, podem ser suscetíveis a esse impacto gravitacional, sugerindo uma possível causa para o intestino irritável.
O autor do estudo, o Dr. Brennan Spiegel, do Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, Califórnia, ressaltou que, ao considerar diversas teorias pré-existentes, como aquelas relacionadas à motilidade intestinal, às bactérias e à neuropsicologia da SII, ele percebeu que todas apontavam para a gravidade como um fator unificador.
Estudo sugere que a síndrome do intestino irritável tem conexão com a gravidade
Inicialmente, essa conexão parecia estranha, mas, à medida que a ideia foi desenvolvida e compartilhada com colegas, ela começou a fazer sentido.
Segundo o Dr. Spiegel, nossos sistemas corporais estão sujeitos constantemente à força gravitacional, e se esses sistemas não conseguem controlar adequadamente os efeitos desta gravidade, isso pode resultar em sintomas desconfortáveis.
Além disso, a falta de controle da gravidade pode até contribuir para o crescimento excessivo de bactérias no intestino, um problema também associado à Síndrome do Intestino Irritável (SII). Para a pesquisa, “má administração da gravidade” ocorre quando há um desalinhamento entre as expectativas do corpo em relação à força gravitacional e a realidade.
Isso pode levar uma pessoa, especialmente quando sob forte estresse, a interpretar erroneamente que grandes mudanças físicas estejam ocorrendo em seu ambiente.
Segundo o Dr. Spiegel, nosso sistema nervoso evoluiu em um ambiente gravitacional e isso pode explicar por que muitas pessoas sentem uma sensação de frio na barriga quando estão ansiosas.
Ele observa que é interessante como essas “intuições” também ocorrem quando estamos caindo em direção à Terra, como em uma montanha-russa ou durante a turbulência em um avião.
De acordo com o autor, os nervos presentes no intestino funcionam como um antigo detector de força gravitacional, alertando-nos quando estamos experimentando ou prestes a experimentar uma queda perigosa.
Essas sensações podem estar relacionadas à forma como o nosso sistema nervoso interpreta e reage às mudanças na gravidade, desencadeando respostas fisiológicas que estão associadas a situações de estresse e perigo.
Comentários estão fechados.