Depressão: doença pode afetar a forma como enxergamos as cores
Estudiosos acreditam que o jeito como percebemos as cores ao nosso redor pode ser alterado pela depressão. Entenda!
Afetando diversos âmbitos de nossas vidas, pesquisadores agora acreditam que a depressão também pode influenciar na forma como enxergamos as cores. Assim, experienciar sentimentos de tristeza ou ansiedade pode nos fazer sentir como se estivéssemos vivendo em um mundo preto e branco e pouco vibrante. Acompanhe a leitura!
Leia mais: 4 doenças que podem ser tratadas com uma alimentação mais saudável
Como os olhos percebem as cores?
Ao olharmos para um ambiente, a visão processa as informações captadas pela retina, formando assim as cores finais que vemos. Com isso, alguns defeitos físicos que alterem tal processo podem levar a condições visuais, como o daltonismo, por exemplo.
Por isso que cientistas acreditam que a maneira como notamos as cores pode ser influenciada por nossos sentimentos, uma vez que quando presenciamos fortes emoções, como tristeza ou raiva, nosso processo de percepção de cores pode ser modificado. Ao atrapalhar este processo, pode acontecer da nossa visão enxergar cores mais suaves ou menos vibrantes.
Contudo, a pesquisa realizada não demonstrou resultados conclusivos e posteriormente, foi encerrada em decorrência de erros em suas conclusões. Serão necessárias mais avaliações para ter certeza que nossas emoções podem mesmo influenciar no jeito como notamos as cores.
A relação das cores com os nossos sentimentos
As diversas tonalidades existentes são comumente ligadas a como ou o que estamos sentindo. Podemos associar colorações fortes e quentes aos momentos felizes e tons frios e mais escuros aos sentimentos de tristeza, angústia, solidão etc.
No entanto, quando estamos lidando com a depressão, pode aparentar que todas as cores que vemos parecem menos chamativas ou até mais difíceis de distinguir umas das outras em alguns momentos.
Alguns estudos apontam que podem sim existir motivos biológicos para que nossa percepção pareça diferente quando se está sofrendo dessa doença psicológica. Com isso, acredita-se que a depressão pode influenciar na visão, ocasionando em uma resposta mais lenta da retina, dificultando, assim, a noção precisa de tons e cores que contrastem.
Comentários estão fechados.