Açúcar das frutas: a frutose faz mal para a saúde? Entenda agora
Saiba de uma vez por todas se a frutose é boa ou nociva para a saúde.
As frutas contêm vitaminas, minerais e compostos bioativos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além disso, elas possuem um carboidrato chamado frutose, que é o seu açúcar. Nesse sentido, uma dúvida comum é se a frutose faz mal para a saúde, mas isso depende da quantidade ingerida. Veja agora a explicação.
Leia mais: Maçãs assadas no micro-ondas: Uma sobremesa saudável e prática!
Composição das frutas
Antes de tudo, é importante destacar que a composição das frutas, como mencionado inicialmente, conta com vitaminas, minerais, fibras, compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que são extremamente importantes para o nosso corpo, pois previnem e combatem doenças.
Além desses componentes, as frutas também têm carboidratos, que são nutrientes responsáveis por fornecer energia para as nossas células, e por essa razão, também são importantes.
O carboidrato presente nas frutas e que o corpo absorve é a frutose, conhecida popularmente como açúcar das frutas. Porém, a quantidade de frutose varia muito de um alimento para outro. O abacate, por exemplo, tem pouca frutose, enquanto a banana tem uma quantidade maior.
Afinal, frutose faz mal para a saúde?
Em primeiro lugar, saiba que a frutose é o carboidrato com maior capacidade de adoçar os alimentos. Ela é mais doce que a própria glicose. Por esse motivo, seu uso é muito comum na indústria de alimentos, a fim de baratear o custo de produção.
Nesse sentido, são utilizadas grandes quantidades de frutose nos produtos industrializados, em concentrações muito maiores do que é comumente encontrado nas frutas. Sendo assim, a frutose pode causar prejuízos à saúde, como doenças hepáticas e obesidade, quando consumida em quantidades excessivas.
Se você consome cerca de três frutas por dia, que é a recomendação geral para uma alimentação saudável, a concentração de frutose presente nesses alimentos não vai causar nenhuma doença.
Por outro lado, se você tem o hábito de consumir sorvetes, doces industrializados, bebidas açucaradas e similares, é possível que você tenha problemas desencadeados não apenas pelo excesso de frutose, mas também por outros componentes desses produtos alimentícios que são nocivos à saúde, como a gordura vegetal e aditivos químicos.
Não deixe de consumir frutas por causa da frutose
Agora você já viu que a frutose só faz mal se o seu consumo for excessivo. Sendo assim, não deixe de consumir frutas por medo desse açúcar, uma vez que elas são alimentos naturais, fontes de diversos nutrientes e devem fazer parte da alimentação diária.
Enfim, evite alimentos industrializados, principalmente aqueles com uma longa lista de ingredientes, porque esses sim são prejudiciais para a saúde e não devem ser consumidos frequentemente.
Se você gostou desse conteúdo, então clique aqui para ler mais artigos como esse!
Comentários estão fechados.