A geração Z está preferindo telefones flip em vez de smartphones modernos – saiba o motivo
Depois de se tornarem um sucesso entre os anos 1990 e 2000, os telefones flip estão voltando com tudo agora.
No presente estágio da chamada revolução tecnológica, é comum ver os mais diversos dispositivos surgindo, cada um com mais tecnologia que o seu antecessor.
Essa tônica é ainda mais visível no mercado de smartphones, que é um dos mais potentes de toda a indústria de tecnologia.
Porém, uma tendência bastante “estranha” está ganhando os holofotes: uma parcela considerável dos consumidores da geração Z está preferindo comprar smartphones do modelo flip, introduzido no mercado há décadas atrás, em vez dos tecnológicos celulares em formato barra, com grandes e retas telas brilhantes.
O que está por trás dessa tendência?
De acordo com um grupo de jornalistas da emissora norte-americana Fox News, responsável por levantar esses questionamentos, existem alguns pontos que podem explicar porque muitas pessoas estão comprando celular de flip simples em vez de smartphones ultra tecnológicos.
Em primeiro lugar, os especialistas apontam que a geração Z, principal incluída nesse dado, se destaca por ter estado presente em todo o processo de evolução dos smartphones.
Só a título de informação, essa geração é composta por pessoas que nasceram entre 1995 e 2010, que é exatamente o período no qual o smartphone surgiu e evoluiu dos antigos “flip phones” até os atuais smartphones de tela touchscreen.
Com isso, um dos motivos da tendência é a busca por nostalgia e vivência dos antigos tempos, que pode estar inundando o coração desses consumidores mais especificamente.
Por outro lado, tem crescido na sociedade uma certa aversão às redes sociais e à conexão ininterrupta que os smartphones modernos possibilitam.
Assim, ter um telefone de flip, que não é tão “lotado” de tecnologias, pode ser uma forma de se desconectar sem ficar incomunicável, mesmo que isso signifique tirar fotos com menos qualidade e não acessar a internet tão facilmente.
As fabricantes entenderam o recado
Como não poderia deixar de ser, as grandes marcas do mercado de smartphones entenderam o que a geração Z quer e já estão se movimentando.
Empresas como Samsung, Nokia e Motorola, conhecidas por terem participado de toda essa história, tanto com telefones flip no passado quanto com smartphones poderosos no presente, já começaram a lançar novos e modernos flip phones.
Em geral, os telefones de flip da atualidade são aparelhos visualmente bonitos, compactos e resistentes.
Possuem telas nítidas porém pequenas e baterias que duram bastante, bem como dão acesso a funções básicas com bastante qualidade, como enviar mensagens de texto, atender ligações e até tirar fotos e fazer vídeos.
Vale ressaltar que alguns aplicativos populares como WhatsApp e Facebook também têm versões compactas para atender a esses modelos de smartphone.
Em contrapartida, os principais sistemas operacionais da atualidade, Android e iOS, também estão sendo adaptados para se encaixar nessa abordagem.
Segundo especialistas em consumo de tecnologia, essa “revolução retrô” prova que às vezes o simples é mais atraente que o sofisticado.
Além disso, comprova que mesmo em meio à pujante digitalização do mundo, nalguns casos é mais saudável “parar no tempo” e olhar um pouco para trás.
Comentários estão fechados.