A história por trás da criação dos dias da semana

Você já se perguntou: "Por que uma semana tem sete dias?" ou “De onde vêm os nomes de cada dia da semana?”

0

À medida que os dias passam, o ciclo da semana modela como vivemos nossas vidas. Você já se perguntou: “Por que uma semana tem sete dias?” ou “De onde vêm os nomes de cada dia da semana?”

Origem dos dias da Semana

A semana de sete dias tem origem no calendário dos babilônios, que por sua vez é baseado em um calendário sumério datado do século 21 aC. Sete dias correspondem ao tempo que leva para uma lua se alternar entre cada fase: cheia, minguante, nova e crescente. Como o ciclo da lua dura 29,53 dias, os babilônios inseriam um ou dois dias na semana final de cada mês.

A tradição judaica também observava uma semana de sete dias. O livro de Gênesis (e, portanto, o relato de sete dias da criação) foi provavelmente escrito por volta de 500 aC durante o exílio judeu na Babilônia. Assiriólogos como Friedrich Delitzsch e Marcello Craveri sugeriram que os judeus herdaram o ciclo de sete dias do calendário babilônico.

Romanos

Os romanos também herdaram esse sistema da tradição babilônica, embora não tenham começado a usá-lo até a instalação do calendário juliano no século I aC. Até esse ponto os romanos haviam usado o “ciclo nundinal”.

Esse era um sistema que os romanos herdaram dos etruscos. Este foi um ciclo de mercado de oito dias, rotulado como AH. No dia do mercado, os camponeses chegavam à cidade e compravam mantimentos para oito dias. Quando a semana de sete dias foi oficialmente adotada por Constantino em 321 dC, o ciclo nundinal caiu em desuso.

Os romanos nomearam os dias da semana em homenagem aos seus deuses, que correspondiam aos cinco planetas conhecidos, mais o sol e a lua (que os romanos também consideravam planetas).

Até hoje, todas as línguas românicas ainda carregam a marca dos nomes dos dias romanos, sendo a exceção o domingo, que agora se traduz em “Dia do Senhor” e sábado, que se traduz em “Sabbath”.

Dia Planeta Latim Espanhol Francês Italiano
Segunda-feira Lua Dies Lunae lunes lundi lunedi
Terça Marte Dies Martis martes mardi martedi
Quarta-feira Mercúrio Dies Mercurii miércoles mercredi mercoledì
Quinta-feira Júpiter Dies Jovis jueves jeudi giovedi
Sexta-feira Vênus Dies Veneris viernes vendredi venerdì
Sábado Saturno Dies Saturni sábado samedi sabato
Domingo Sol Dies Solis domingo dimanche domenica

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.