Qual o significado da Quarta-feira de Cinzas?

Quarta-feira de Cinzas é uma data importante no calendário cristão. Por 40 dias, a partir da data, os cristãos passam por um período de jejum.

0

O que é Quarta-feira de Cinzas? Quarta-feira de Cinzas é uma data importante no calendário cristão, pois marca o início da Quaresma. Por 40 dias, os cristãos passam por um período de jejum. O objetivo é lembrar do tempo que Jesus passou jejuando no deserto.

Na prática, a maioria simplesmente não come doces, carnes vermelhas e deixa de tomar bebidas alcoólicas, ao invés de um jejum literal.

Por que é chamado de quarta-feira de cinzas?

Quarta-feira de cinzas recebe o nome de uma antiga tradição católica. Nela, se marca a forma de uma cruz na testa dos que frequentam os cultos da igreja.

As cinzas são feitas de ramos de palmeiras abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. As palavras “arrependa-se e creia no evangelho” ou “lembre-se de que você é pó, e ao pó você retornará” são faladas enquanto a cruz está sendo traçada.

O primeiro registro conhecido da prática é do Papa Urbano II em 1091. Ele usou cinzas para marcar o início da Quaresma. No entanto, cinzas foram usadas antes disso em demonstrações de arrependimento pelos pecados.

As cinzas têm sido um símbolo de arrependimento desde quando o rei de Nínov fez sua penitência a Deus, sentando-se em cinzas.

Quando a Quaresma termina?

Há algum debate sobre isso, embora a resposta mais comumente aceita seja no Sábado Santo ou Sábado de Aleluia, um dia antes da Páscoa.

Alguns locais adotam o fim da quaresma na Quinta-feira Santa, pois este é o fim da época litúrgica da Quaresma. As igrejas orientais acreditam que a Quaresma termina na sexta-feira antes do Domingo de Ramos.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.