A hortelã é conhecida por operar milagres; confira seus benefícios

Confira as propriedades dessa planta medicinal e aromática repleta de benefícios para a saúde.

A hortelã é uma planta poderosa com benefícios para o corpo, justamente por ser uma folha medicinal e aromática. Ela é muito utilizada na culinária, principalmente na gastronomia árabe, e também muito recomendada pelas avós, por conta das vantagens que a erva proporciona. A hortelã, além de muito refrescante e saborosa, é um remédio natural, capaz de prevenir espasmos no estômago, intestino, útero ou bexiga. Leia o artigo na íntegra e conheça mais sobre esse calmante natural que também combate doenças.

Leia mais: Aprenda a deliciosa receita de cappuccino de cacau, banana e hortelã.

Confira os benefícios da hortelã

A hortelã é conhecida por operar milagres, principalmente através do seu poderoso chá. Com muitos nutrientes, ele fornece apenas 70 calorias a cada 100 gramas do seu consumo. Além disso, ainda é uma excelente fonte de fibra dietética e de proteínas.

A lista de vitaminas presentes em sua composição é extensa, visto que nela podem ser encontradas as vitaminas C, B e D, e ainda minerais como magnésio, ferro, sódio e potássio.

Quanto à função digestiva, a hortelã funciona como uma dádiva. Seu chá ajuda no fortalecimento dos órgãos digestivos e auxilia em uma digestão eficiente, pois possui propriedades antioxidantes, digestivas, descongestionantes, anti-inflamatórias e antiespasmódicas. Ademais, ela age como analgésico, amenizando dores de cabeça, cólica, náuseas, vômito e febre.

O chá de hortelã é tão poderoso que ainda possui uma ação antiparasitária, podendo ajudar a combater a infecção por parasitas, como ocorre em casos de amebíase e giardíase, por exemplo. É rico em flavonoides e óleos essenciais, como limoneno e o mentol, sendo que ambos proporcionam vários benefícios à saúde.

Preparo do chá de hortelã

O chá dessa planta pode ser preparado de duas formas diferentes. Uma delas é com a planta conhecida como hortelã comum, que possui nome científico de Mentha spicata. Já a outra é comumente chamada de hortelã-pimenta, ou Mentha piperita.

Para baixar a febre, basta misturar 15 gramas de folhas de hortelã comum, 70 gramas de flores de tília e 5 gramas de laranja-amarga na água fervente. Essa bebida ainda atua no tratamento de doenças respiratórias, como tosse, asma, gripe, coriza e congestão nasal.

Já para dores de estômago, uma junção de hortelã com camomila pode ser um ótimo tratamento. Elas irão ajudar no tratamento de inflamações no estômago, como por exemplo a gastrite.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.