Essa estranha ilusão de ótica parece estar se movendo

Imagem com ilusão de ótica dá a sensação de movimento para quem a observa.

Esta deslumbrante ilusão de ótica tem capacidade de nos deixar tontos, confusos e curiosos. A imagem inclusa neste artigo parece ser tridimensional e estar em movimento, mas, na verdade, é imóvel e plana. Este é um ótimo exemplo de um “movimento ilusório”, também conhecido como ilusão ótica em movimento, na qual uma imagem estática confere, a quem a observa, sensação de movimento.

Confira agora mais informações sobre essa ilusão de ótica que parece estar se movendo!

Leia mais: Você consegue identificar qual o homem mais alto nessa ilusão de ótica?

O que é ilusão de ótica?

As ilusões de ótica envolvem imagens que o nosso cérebro percebe de uma maneira mas interpreta de outra. Embora o cérebro possa processar certas propriedades de uma imagem ou objeto, alguns aspectos são enganosos e, portanto, induzem ao erro na etapa de percepção.

Uma técnica que confunde formas, posição e contrastes

Essa técnica de ilusão funciona da seguinte forma: a imagem provoca uma sensação enganosa no cérebro, criando a ideia de movimento por meio das cores contrastantes, formas e posição dos objetos. Dessa forma, nosso cérebro interpreta as mudanças na luz como movimento, tendo a impressão de que as linhas estão se movendo.

No entanto, a verdade é que essa imagem é completamente estática. Também há um truque semelhante que é usado para criar a ideia de profundidade. Além disso, curiosamente, esse truque depende da pessoa fixar os olhos na imagem para obter o efeito completo.

Observe bem a imagem

Ilusão de ótica que parece estar se movendo.

Quando você fixar o olhar no centro da imagem, a sensação de movimento diminuirá ou cessará por completo. As ilusões de ótica geralmente divertem, mas também são de muita importância para os cientistas. Portanto, esses quebra-cabeças cerebrais podem ajudar os pesquisadores a entender melhor o funcionamento interno do cérebro e como ele responde ao ambiente.

O psicólogo Dr. Gustav Kuhn, da Goldsmiths University, em Londres, especialista em percepção humana, diz que essas imagens de ilusão são cruciais para compreender o cérebro humano.

Especialistas explicam que muitas vezes tomamos a percepção como certa e não pensamos no trabalho árduo de manter as tarefas cotidianas, como, por exemplo, apenas observar uma caneca na nossa frente.

E quem não vê nenhum movimento?

Tem pessoas que não veem o movimento, isso acontece caso você não esteja usando uma tela grande o suficiente. Porém, para obter um efeito completo, tente visualizar a imagem de canto de olho ou de uma tela maior de celular. Além disso, o efeito também pode mudar a depender de quão longe você está da imagem ou das formas reais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.