Essa estranha ilusão de ótica parece estar se movendo

Imagem com ilusão de ótica dá a sensação de movimento para quem a observa.

Esta deslumbrante ilusão de ótica tem capacidade de nos deixar tontos, confusos e curiosos. A imagem inclusa neste artigo parece ser tridimensional e estar em movimento, mas, na verdade, é imóvel e plana. Este é um ótimo exemplo de um “movimento ilusório”, também conhecido como ilusão ótica em movimento, na qual uma imagem estática confere, a quem a observa, sensação de movimento.

Confira agora mais informações sobre essa ilusão de ótica que parece estar se movendo!

Leia mais: Você consegue identificar qual o homem mais alto nessa ilusão de ótica?

O que é ilusão de ótica?

As ilusões de ótica envolvem imagens que o nosso cérebro percebe de uma maneira mas interpreta de outra. Embora o cérebro possa processar certas propriedades de uma imagem ou objeto, alguns aspectos são enganosos e, portanto, induzem ao erro na etapa de percepção.

Uma técnica que confunde formas, posição e contrastes

Essa técnica de ilusão funciona da seguinte forma: a imagem provoca uma sensação enganosa no cérebro, criando a ideia de movimento por meio das cores contrastantes, formas e posição dos objetos. Dessa forma, nosso cérebro interpreta as mudanças na luz como movimento, tendo a impressão de que as linhas estão se movendo.

No entanto, a verdade é que essa imagem é completamente estática. Também há um truque semelhante que é usado para criar a ideia de profundidade. Além disso, curiosamente, esse truque depende da pessoa fixar os olhos na imagem para obter o efeito completo.

Observe bem a imagem

Ilusão de ótica que parece estar se movendo.

Quando você fixar o olhar no centro da imagem, a sensação de movimento diminuirá ou cessará por completo. As ilusões de ótica geralmente divertem, mas também são de muita importância para os cientistas. Portanto, esses quebra-cabeças cerebrais podem ajudar os pesquisadores a entender melhor o funcionamento interno do cérebro e como ele responde ao ambiente.

O psicólogo Dr. Gustav Kuhn, da Goldsmiths University, em Londres, especialista em percepção humana, diz que essas imagens de ilusão são cruciais para compreender o cérebro humano.

Especialistas explicam que muitas vezes tomamos a percepção como certa e não pensamos no trabalho árduo de manter as tarefas cotidianas, como, por exemplo, apenas observar uma caneca na nossa frente.

E quem não vê nenhum movimento?

Tem pessoas que não veem o movimento, isso acontece caso você não esteja usando uma tela grande o suficiente. Porém, para obter um efeito completo, tente visualizar a imagem de canto de olho ou de uma tela maior de celular. Além disso, o efeito também pode mudar a depender de quão longe você está da imagem ou das formas reais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More