A partir de janeiro, o BPC será repassado por um valor maior; reajuste foi definido!
O reajuste do BPC foi definido para 2023 por conta do novo salário mínimo. Em janeiro, o repasse do benefício será feito com um novo valor.
O piso salarial nacional tem grande influência em diversos setores no Brasil. No INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), por exemplo, os benefícios precisaram ter os valores reajustados. Com forte influência do reajuste, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também seguiu no mesmo ritmo de aumento.
O BPC funciona como uma espécie de salário para idosos com idade superior a 65 anos e também é voltado para pessoas com deficiência comprovada. Para as pessoas com deficiência, é preciso que tenha impedimentos para realizar atividades simples do dia a dia e no âmbito social, seja deficiência de natureza mental, intelectual ou física. Para ter acesso não é preciso contribuição mínima.
A partir de janeiro, este benefício será repassado por um valor maior e vai seguir o mesmo valor do salário mínimo.
Quem tem direito ao BPC?
O benefício pode ser solicitado pelo aplicativo “Meu INSS”. Para receber o repasse, é preciso se encaixar nestas regras:
- Ser brasileiro ou naturalizado;
- Idade mínima de 65 anos para os idosos;
- Nacionalidade portuguesa comprovando residência no Brasil;
- Estar inscrito no Cadastro Único há dois anos;
- Se for menor de 65 anos de idade, é preciso comprovar a deficiência;
- Não ter acesso a nenhum outro tipo de benefício pelo INSS, pensão ou aposentadoria, seguro desemprego ou qualquer espécie de salário de outro regime.
Calendário e novo valor do BPC em 2023
A partir de janeiro, o repasse do BPC será feito com o valor do salário mínimo atual, por R$ 1.320,00. Antes, esse era um valor que não havia sido reajustado e estava sendo repassado por R$ 1.212,00. É válido ressaltar que este benefício não contempla o 13° e também não deixa pensão em casos de falecimento.
Para verificar o calendário dos repasses, confira o penúltimo dígito do benefício.
- 1 – 25 de janeiro;
- 2 – 26 de janeiro;
- 3 – 27 de janeiro;
- 4 – 30 de janeiro;
- 5 – 31 de janeiro;
- 6 – 1 de fevereiro;
- 7 – 2 de fevereiro;
- 8 – 3 de fevereiro;
- 9 – 6 de fevereiro;
- 0 – 7 de fevereiro.
Comentários estão fechados.