A pensão por morte vai acabar em 2022?

O benefício da pensão por morte passou por mudanças na Reforma da Previdência de 2019, deixando muitas dúvidas.

Muito especula-se a respeito do cancelamento de diversos benefícios sociais que as pessoas têm direito a receber. Isso porque, após a reforma da previdência de 2022, muitas alterações acontecerão nas regras dos benefícios, incluindo a pensão por morte.

Leia Mais: Aposentadoria por idade: Mulheres podem ficar de fora em 2022.

No entanto, não existem notícias ou indícios palpáveis sobre esse benefício, embora tenha acontecido, de fato, mudanças bruscas que assustaram os pensionistas. Então, se você tem alguma dúvida sobre como ficará o recebimento das pensões em 2022, siga conosco e entenda cada ponto!

O que mudou com a reforma da previdência?

A principal mudança que acarretou num descontentamento por parte dos pensionistas, foi a redução quanto ao percentual do benefício. Visto que, antes da Reforma, o benefício era integral, em 100%, já após a reforma, há a possibilidade de se receber até menos de 30%. Porém, vale destacar que se o falecimento aconteceu anteriormente ao dia 13 de novembro de 2019, o pensionista receberá 100%.

Mas, cabe avisar, ainda há a chance da previdência diminuir esse valor, por meio de uma revisão, podendo aumentar ou diminuir o valor. Além disso, existe um prazo máximo de pedir revisão na pensão por aposentadoria, no caso 10 anos a partir do ano de recebimento. Por exemplo, quem começou a receber a aposentadoria em janeiro de 2012, tem um prazo de até fevereiro de 2022 para pedir revisão.

O que pode cancelar a pensão?

Ao contrário do que é distribuído em senso comum, a pensão por morte não é vitalícia, e existem alguns critérios para um possível cancelamento. Como no caso de um dependente que já recebia uma pensão por morte, ter direito á esse benefício também.

Caso descoberto o esquema, a pensão será cancelada. Bem como no caso de recebimento para pessoas maiores de 22 anos. Pois essas têm o direito de receber a pensão até os 21 anos, idade máxima do recebimento do benefício.

Além disso, existe um tempo específico para que a pensão seja recebida, podendo ir de 3 anos até vitalícia, a depender da idade. Portanto, esteja sempre atento aos prazos e regras, para que não se surpreenda com o fim da pensão por morte.

E se você gostou dessa matéria, salve-a e envie para todos os amigos que precisam estar por dentro do assunto!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More