‘A Pequena Sereia’: músicas são alteradas; Entenda por quê!

Clássico da Disney foi lançado em 1989, com as músicas 'Under The Sea' e 'Kiss The Girl', que se tornaram hits da casa de Mickey Mouse.

O live-action de ‘A Pequena Sereia’ ainda não foi lançado, mas diversas polêmicas já gravitam em torno do filme. Além de discussões quanto à escalação da atriz e cantora Halle Bailey para viver Ariel, compositores das músicas do longa revelaram que mudaram as letras de algumas das músicas do clássico da Disney.

A informação foi publicada pela revista Vanity Fair. Em entrevista, Alan Menken e Lin-Manuel Miranda afirmaram que algumas das canções do filme tiveram de ter o conteúdo alterado para que as rimas não fossem confundidas com assédio sexual.

Qual o teor da música de A Pequena Sereia?

As mudanças tiveram de ser feitas, principalmente, na música Kiss The Girl. “Houve algumas alterações na letra da música porque as pessoas ficaram muito sensíveis com a ideia de que ele [príncipe Eric, par romântico da sereia] iria, de alguma forma, forçar [a mocinha]”, disse Alan Menken.

Na animação clássica, a música toca quando Ariel e Eric saem para um passeio romântico. Um beijo apaixonado entre os dois personagens é esperado para que o feitiço da bruxa do mar seja quebrado. Canta-se:

“Você não sabe por que, mas quer tentar,
Você quer beijar a moça,
Sim, você a quer,
[…]
Só há um jeito de perguntar a ela,
Não precisa de palavras,
Nenhuma palavra,
Apenas vá e beije a moça”

Além de Kiss The Girl, Poor Unfortunate Souls, música solo da bruxa do mar, Ursula, também teve alterações. Na letra original, ainda de acordo com o compositor, há algumas passagens em que fica implícito que, de alguma forma, “meninas não devem falar fora de hora”.

Polêmica envolvendo Ariel

Antes mesmo de o filme ser anunciado, houve polêmica envolvendo a escalação da atriz e cantora Halle Bailey para viver Ariel. Isso porque a artista é uma mulher preta, enquanto a personagem da animação é branca de olhos azuis e cabelos ruivos.

Nas redes sociais, o argumento foi de que os produtores queriam mudar drasticamente o que foi feito na animação de 1989. Entretanto, houve quem argumentasse que A Pequena Sereia, na verdade foi adaptado de um conto infantil de mesmo nome. E, no texto, não há nada que pontue que a sereia é branca.

O filme em live-action tem estreia prevista para 26 de maio de 2023.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.