A principal habilidade para desenvolver a independência de seus filhos

Se você quer que seu filho comece a aprender sobre independência, autocontrole e tomada de decisões, estas dicas podem ajudar

Nos dias de hoje, é muito comum que os pais tomem a maior parte das decisões dos filhos. Como determinando quais tarefas devem fazer, até que horário podem ficar acordados ou que tipo de comportamento devem ter.

Esse tipo de atitude é comum quando não ensinamos nossos filhos a tomarem as próprias decisões, a terem autocontrole e a serem independentes. Apesar de precisarem participar do processo, os pais não precisam decidir tudo que os filhos irão fazer, afinal, ensiná-los a escolher o que querem é parte do processo de amadurecimento.

Neste texto, mostramos uma habilidade para desenvolver a independência nos filhos.

Como tornar os filhos mais independentes

Ensinar os nossos filhos a serem independentes pode parecer difícil para alguns pais, mas tem uma importância enorme para o desenvolvimento deles. É aí que entra algo chamado de autodisciplina, uma lição que deve ser passada pelos pais aos seus filhos quando estiverem se tornando adolescentes.

A autodisciplina diz respeito à capacidade de se controlar, se esforçar e se comportar de maneira própria, sem a orientação de outra pessoa. Com essa habilidade, eles irão tomar decisões sozinhos, conhecendo também o senso de responsabilidade pelas consequências de suas ações, e é assim que se tornarão independentes.

Como ensinar a autodisciplina

Ensinar essa lição é um processo que levará anos, pois não é do dia para a noite que aprendemos a fazer tudo sozinho. É preciso paciência tanto dos pais quanto dos filhos nessa jornada. Mas existem algumas dicas.

  • Ensinar o autocontrole

Aprender sobre o autocontrole é fundamental para conquistar sua autodisciplina. Quando entendemos o peso das nossas decisões, aprendemos a ponderar melhor e a ter senso de responsabilidade. Como pai, você pode exercitar isso com seus filhos, ensinando-os a serem pacientes e controlarem seus desejos, recompensando-os se cumprirem o combinado.

  • Fazer metas juntos

Criar metas com seus filhos é importante para fazê-los se esforçarem ao mesmo tempo que se sentem motivados por compartilhar o momento com os pais. As metas podem ser simples, como ler um livro ou maratonar uma série, o importante é fazer atividades em conjunto e criando objetivos que os dois podem alcançar.

  • Criar uma rotina

Ter uma rotina saudável é importante em todas as fases da nossa vida. Rotinas podem ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar nosso foco e concentração. Por isso, ensine desde cedo os seus filhos a fazerem rotinas equilibradas, com momentos de estudo e de lazer, assim, irão manter o hábito no futuro.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.