Dicas para conter pensamentos nos momentos de crise de ansiedade

Aprenda a mandar os insistentes pensamentos catastróficos embora.

Ter cada vez mais pensamentos catastróficos faz parte do processo das crises de ansiedade, por isso, saber lidar com eles é essencial para evitá-las. Então, trouxemos neste texto importantes dicas de como controlar os pensamentos durante crises de ansiedade.

Como mandar os pensamentos catastróficos embora?

É comum encontrarmos pessoas com ansiedade se queixando de alguma preocupação extrema e pensamentos catastróficos que as impedem de se manter tranquilas em seu dia a dia.

Muitas vezes, elas convivem com esses pensamentos o tempo inteiro, afinal, estão sempre imaginando os piores cenários possíveis, os quais normalmente estão distorcendo a realidade.

Dessa forma, acabam se sentindo ameaçadas por situações comuns do cotidiano, sejam elas do passado, imaginadas ou atuais. Então, se isso acontece constantemente com você, aqui estão algumas dicas para te ajudar nisso.

Mantenha-se no presente

Os pensamentos catastróficos te prendem na sua própria cabeça, levando-o a uma alta carga de sensações negativas, por isso, o primeiro passo é tentar voltar para o presente.

Para esse caso, exercícios de respiração são ótimos aliados. Há pesquisas que comprovam que a respiração profunda é uma ótima aliada para a redução de crises de ansiedade, afinal, além de reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial, focar em respirar te ajuda a se manter no presente.

Estabeleça horários para se preocupar

As pequenas preocupações do dia a dia levam a pensamentos catastróficos, por isso, estudos comprovam que separar um tempo para elas pode te ajudar a reduzir o estresse.

Então, quando esses pensamentos surgirem, você pode simplesmente adiá-los para resolver durante o seu momento de preocupação.

Faça terapia

Pensamentos catastróficos são uma distorção cognitiva, por isso, a terapia comportamental é essencial para te ajudar a lidar com eles.

A terapia é eficaz, já que ajuda as pessoas a tomarem consciência dos seus próprios desequilíbrios emocionais. Com isso, faz com que elas comecem a utilizar exercícios para combater esses pensamentos irracionais.

Outro fator que vale ressaltar é que, quando as pessoas apresentam esse tipo de pensamento, normalmente, ela tende a se isolar, entretanto, dizê-los em voz alta a um ente querido ou a um terapeuta ajuda a racionalizá-los e contribui para o processo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.