A verdade sobre óculos com filtro de luz azul: eles realmente funcionam?
Resposta científica sobre a eficácia dos óculos com filtro de luz azul pode não ser a que você espera.
Usar óculos tem se tornado cada vez mais comum, principalmente entre pessoas que passam grande parte de seu tempo em frente a telas.
As pessoas acreditam que adicionar o filtro de luz azul, na hora de fazer os óculos, pode ajudar a evitar os efeitos prolongados da exposição às telas, por exemplo, o cansaço.
Para aqueles que desconhecem, o filtro é uma espécie de revestimento colocado sobre a lente para proteger a visão.
Nesse cenário, a teoria nos apresenta um ótimo produto, mas será que ele realmente é eficaz e cumpre o que promete?
Parece que precisamos rever esse assunto; entenda o motivo a seguir.
Filtro de luz azul nos óculos realmente é eficaz?
Filtro de luz azul nos óculos realmente é eficaz? Imagem: Mstandret/Envato/Reprodução
De fato, é muito tentador quando somos apresentados a um filtro de luz azul que promete proteger nossos olhos do cansaço diante das telas, principalmente para pessoas que trabalham diariamente na frente de um computador ou qualquer outro dispositivo eletrônico.
Com benefícios assim, a ideia de pagar um pouco mais caro não parece ser tão absurda, afinal, os benefícios são irresistíveis.
No entanto, é preciso enfatizar que novas pesquisas foram feitas a respeito do filtro de luz azul, trazendo-nos respostas um pouco desconcertantes.
Um estudo publicado no Cochrane Database of Systematic Reviews trouxe uma ideia inesperada sobre a real eficácia desse revestimento na lente.
Três buscas foram feitas e reavaliadas com a participação de 166 pessoas, nas quais o estudo analisou o cansaço nos olhos e o filtro de luz azul.
Foi comprovado que essa camada de filtro não interfere em nada na proteção dos nossos olhos diante das telas; não havia diferença alguma entre as pessoas que usavam o filtro e aquelas que não o utilizavam.
Contudo, isso não o torna totalmente inútil, pois ainda há pesquisas sendo feitas sobre o filtro de luz.
O cansaço é realmente causado pela luz azul?
Embora tenha sido comprovado que o uso do revestimento de filtro de luz azul não seja muito eficaz, descobriu-se que a razão pela qual nossos olhos se cansam diante das telas é que o número de piscadas diante delas é reduzido.
Ou seja, se antes eram 15 piscadas, esse número decai para 7 ou 5, aumentando, assim, o ressecamento dos olhos e a irritação, deixando-os ainda mais cansados.
Comentários estão fechados.