Abertas inscrições para bolsas de estudo no Japão

Se você sempre sonhou em ir para o Japão, essa pode ser a sua chance!

O MEXT, do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão, é um dos mais importantes programas de bolsas do país. Nesse sentido, o governo japonês disponibilizou cinco tipos de subsídios para a edição de 2022. Graduação, Escolas Técnicas Superiores, cursos profissionais, treinamento para professores de ensino básico ou médio, e língua e cultura japonesa, para citar alguns.

Os processos seletivos do MEXT são realizados no Brasil pelas representações diplomáticas japonesas nas embaixadas, consulados e escritórios. Veja mais detalhes sobre como funciona a bolsa de estudo no Japão e não perca essa chance!

Leia mais: Fotografia com tema ‘sonhos’ está com inscrições abertas

Abertas inscrições para processo seletivo de bolsas de estudo no Japão

O processo seletivo para candidatos residentes nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, bem como nas cidades do Triângulo Mineiro, acontece no Consulado Geral do Japão em São Paulo. Candidatos de outras cidades podem consultar mais informações aqui.

Há um processo de seleção separado para cada tipo de bolsa, e o site da Embaixada do Japão disponibiliza uma página com cada especificação. Além disso, vale ressaltar que o Japão oferece bolsas de estudo internacionais em todas as áreas de conhecimento. Portanto, há oportunidades para os interessados em estudar tecnologia, ciências humanas, direito e economia. Lembrando que as inscrições devem ser feitas até o dia 24 de junho.

Mais informações sobre a bolsa de estudos para o Japão

Todas as bolsas do MEXT incluem, além das anuidades do curso, passagem de entrada e saída do país, curso de língua japonesa e valor para manutenção do aluno no país. Dependendo do nível da bolsa e da residência do estudante, esse valor pode variar de 3 a 5 mil de reais por mês. Dessa forma, os estudantes de doutorado em cidades com custo de vida mais alto recebem as bolsas de maior valor.

Por fim, é importante ressaltar que é possível se inscrever com uma recomendação de uma universidade japonesa. Os pré-requisitos variam de acordo com a modalidade, porém, brasileiros com dupla nacionalidade japonesa não são elegíveis para esse tipo de bolsa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.