Acne: saiba quais alimentos a provocam e pare de consumi-los imediatamente
Saiba que tipos de alimentos são responsáveis por inflamar as glândulas sebáceas, forçando o aparecimento de cravos e espinhas.
A acne é uma condição de pele muito comum, sobretudo entre jovens e adolescentes.
Caracterizadas pelo surgimento de espinhas e cravos, elas “dão preferência” à pele do rosto e têm aparência avermelhada, no caso das espinhas, e de pequenos pontos pretos, no caso dos cravos.
A acne se dá por causa de inflamações que ocorrem nas glândulas sebáceas, componentes produtores de óleo que ficam sob a pele. Essas inflamações podem ter vários motivos, como por exemplo alterações hormonais.
As alterações hormonais são, inclusive, o principal fator que desencadeia o aparecimento de acne em mulheres grávidas, lactantes ou que estejam enfrentando a TPM, por exemplo.
Entretanto, uma alimentação desregrada e pobre de nutrientes pode acabar provocando o aparecimento de acne também.
Continue lendo e saiba que tipos de alimentos são responsáveis por inflamar as glândulas sebáceas, forçando o aparecimento de cravos e espinhas.
(Imagem: Freepik/reprodução)
Massas
Alimentos feitos à base de massas, como macarrão, lasanha, pizza, e alguns lanches vendidos em padarias, por exemplo, contém altas quantidades de açúcar na sua composição. Além disso, são recheados de gordura.
Esses elementos são um perigo para a saúde, e ainda podem inflamar as glândulas sebáceas, dando as acnes como um “brinde”.
Leite
A lactose, presente no leite, possui precursores hormonais que aumentam a produção de óleo e sebo, favorecendo o aparecimento de acne.
Bacon
A gordura presente no bacon, apesar de ser frequentemente tida como “gordura boa” por algumas pessoas, pode favorecer o aparecimento de acne, se consumida em excesso.
Refrigerantes
Bebidas artificiais industrializadas como os refrigerantes são um veneno para o corpo humano, pois possuem uma quantidade absurda de açúcar e de elementos químicos tóxicos como os corantes industriais.
Essas substâncias provocam inflamações em todo o corpo, inclusive nas células da pele e nas glândulas produtoras de óleo do rosto.
Laticínios
Queijos, doce de leite e alimentos feitos com queijo como pastéis e coxinhas, devem ser consumidos com restrições por quem possui e/ou não deseja adquirir acne.
A já referida lactose do leite, produto base para os laticínios, é uma grande vilã no que diz respeito ao aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas.
Sorvetes industrializados
Sabe aquele sorvete que é comprado em freezers de farmácias e supermercados? Pois bem, se você não quer ter espinhas, não deve consumi-lo.
Isso porque esse tipo de produto possui muitos componentes artificiais como corantes industrializados, além de uma grande quantidade de açúcar e leite.
Chocolate
O principal produto do cacau e seus derivados, estão proibidos para quem não deseja ter cravos e espinhas brotando no rosto.
Barras de chocolate, bolos com cobertura do material e brownies, por exemplo, contém altas concentrações de açúcar e substâncias presentes no cacau em si.
Esses componentes provocam alterações hormonais, o que também pode desencadear a acne, além de ocasionar inflamações diretas na pele do rosto.
Doces
Doces, principalmente os industrializados como jujubas, balas diversas e chicletes, são lotados de açúcar e produtos ultraprocessados.
Esses elementos nocivos prejudicam a saúde das glândulas sebáceas, fazendo com que elas exagerem na produção de óleo.
Fast food
Os famigerados fast food, produtos nascidos da correria do dia-a-dia moderno, possuem um elemento fatal chamado de gordura trans.
A gordura trans, que é outro nome para a gordura hidrogenada, é um produto criado a partir de óleos que são superaquecidos, formando uma substância que é muito prejudicial à saúde.
E como é de conhecimento geral, esse veneno presente em hambúrgueres, batata frita, cachorros quentes e refrigerantes, afetam as glândulas sebáceas também.
Embutidos
Linguiças, salsichas e afins são alimentos repletos de gorduras e altas quantidades de sal.
Essa combinação pode ensejar o aparecimento de cravos e espinhas, se esses alimentos forem consumidos de forma desordenada.
Comentários estão fechados.