Adeus, mercado! 5 carreiras que deixaram de existir no século 21

Avanço da tecnologia transformou o mercado de trabalho e extinguiu profissões comuns.

O progresso tecnológico tem sido uma força motriz no mercado de trabalho, impactando profundamente diversas profissões. Com a popularização de computadores, celulares e internet no século 21, muitas carreiras tradicionais se tornaram obsoletas.

Especialistas apontam que a tecnologia desempenha um papel essencial nessa transformação, já que, nos últimos 24 anos, várias profissões desapareceram devido a essas inovações.

O site Indeed, especializado em empregos, compilou uma lista de ocupações que cessaram suas atividades. O conteúdo a seguir explora a história e o motivo do desaparecimento de cinco dessas profissões.

Profissionais que trabalhavam com fitas de videocassete foram alvo da evolução tecnológica – Imagem: reprodução/Anthony/Pexels

1. Projecionista de cinema

A profissão de projecionista de cinema desapareceu com a transição dos filmes em película para o formato digital no início dos anos 2000. Anteriormente, esses profissionais operavam os projetores, mas a digitalização eliminou a necessidade de tal função.

2. Reparador de VHS

Os reparadores de VHS, responsáveis por consertar aparelhos desse formato, deixaram de existir à medida que as fitas VHS perderam popularidade. Com o surgimento dos DVDs e, posteriormente, dos serviços de streaming, essa tecnologia foi descontinuada.

3. Trabalhador de locadoras de vídeo

As locadoras de vídeo, que alugavam fitas VHS, DVDs e até fitas de videogame, também foram impactadas pelo avanço dos streamings. Desde 2010, a mídia física tornou-se ultrapassada, o que levou ao fechamento dessas lojas e ao desaparecimento dos cargos de seus trabalhadores.

4. Mecânico de máquinas de escrever

O uso das máquinas de escrever declinou com a popularização dos computadores desde os anos 80. Consequentemente, os mecânicos especializados na manutenção de tais equipamentos tornaram-se desnecessários até o início dos anos 2000.

5. Operador de elevador

Os operadores de elevador, ou ascensoristas, foram substituídos pelo uso de placas de computador instaladas nos elevadores. A partir dos anos 90, essas inovações permitiram que os usuários operassem os elevadores de maneira autônoma.

A rápida evolução tecnológica do século 21 redefiniu o mercado de trabalho, ao eliminar profissões que antes eram essenciais. Tal fenômeno destaca a importância da adaptação e da atualização constante das habilidades profissionais em um mundo em constante mudança.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.