Adoçantes podem ser responsáveis por câncer, aponta estudo

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores analisaram o estado de saúde de mais de 100 mil pessoas.

Geralmente, pessoas diabéticas recorrem aos adoçantes artificiais para evitar os açúcares refinados. Mas, embora exista direta relação entre o uso de adoçantes e o controle da diabetes, novos estudos apontam supostos perigos desse produto. Segundo pesquisadores da universidade francesa Sorbonne, os adoçantes podem causar câncer e outros problemas de saúde. Confira!

Leia mais: Hábitos cotidianos podem aumentar o risco de desenvolver câncer nos rins. 

Detalhes do estudo

Para chegar a essa conclusão, traçou-se um longo caminho de análise que envolveu mais de 100 mil participantes. Essas pessoas faziam o consumo diário de adoçantes em quantidades de 18 mg e 79,43 mg por dia. Entre os motivos que levaram esses pacientes ao uso do produto estava, justamente, a necessidade de controlar a glicemia.

Porém, os pesquisadores notaram maior tendência nessas pessoas com maior consumo do produto à obesidade e também ao câncer de mama. Segundo os resultados, uma pessoa que consome adoçantes continuamente tem 13% a mais de chances de desenvolver células cancerígenas.

Todavia, não foi possível localizar o exato motivo entre essa relação, de modo que os cientistas pretendem seguir com os estudos. Só que agora, com um foco maior em compreender os efeitos dos adoçantes no organismo humano.

Devo parar de usar adoçantes?

Ainda que esses estudos apontem para uma tendência ao câncer, os organizadores da pesquisa dizem que é cedo demais para tirar conclusões. Inclusive pelo fato de que os adoçantes são a melhor alternativa para quem quer substituir o açúcar com segurança, principalmente em caso de diabetes. Ademais, os cientistas reafirmam o compromisso com o incentivo ao uso do produto para essas pessoas.

Trata-se, portanto, de um alerta para o exagero, ainda mais ao considerar que muita gente abusa do produto por acreditar que é inofensivo. Afinal, as maiores taxas de chance de desenvolver o câncer estava entre os que mais consumiam. Sem falar que muitos produtos industrializados usam os adoçantes e se gabam disso fazer deles mais saudáveis. Logo, caso você se preocupe com esse fato, basta manter o equilíbrio no uso dessa substituição e ficar atento ao andamento das pesquisas científicas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.