Hábitos cotidianos podem aumentar o risco de desenvolver câncer no rim

Câncer no rim é normalmente atribuído a questões genéticas. Porém, alguns hábitos podem ser usados para dar início a essa doença.

O câncer de rim não é tão comum, especialmente por depender de diversos fatores para se desenvolver, como sexo e idade. Além disso, o histórico familiar pode ter um grande peso no desenvolvimento dessa doença.

Entretanto alguns hábitos podem ajudar a causar câncer no rim. Veja abaixo quais são eles.

Leia mais: Saiba quais são os alimentos que ajudam a prevenir o câncer

Sintomas de câncer no rim

Existem três sintomas mais comuns de câncer no rim: sangue na urina, massa palpável no abdome e dor. Além disso, pessoas com esse tumor podem apresentar bastante dor lombar de um lado, um caroço na parte lateral das costas, perda de apetite e até mesmo anemia.

No geral, são sintomas bem parecidos com outras doenças, então é necessário consultar um especialista e realizar exames para detectar o problema com precisão.

Por conta disso, muitos médicos destacam a necessidade de exames preventivos, como o ultrassom, para realizar um diagnóstico precoce, especialmente se o indivíduo tiver histórico desse tumor na família. Dessa forma, é só partir para o tratamento, normalmente remoção do órgão através de uma cirurgia e até radioterapia em alguns casos.

Hábitos que podem causar a doença

  • Consumo excessivo de medicamentos

O problema de consumir remédios de maneira excessiva é que esse hábito pode impactar diretamente a saúde renal, aumentando os riscos de câncer. Pessoas que abusam de analgésicos com fenacetina ou aspirina, particularmente, podem aumentar as chances de carcinoma celular a longo prazo.

  • Ter uma alimentação desbalanceada

Basicamente, uma alimentação repleta de frituras e gorduras pode aumentar o risco de desenvolver pressão alta, o que pode levar ao câncer no rim. Por conta disso, é essencial investir em alimentos orgânicos e saudáveis. Além disso, evitar o estresse e se exercitar regularmente pode ajudar bastante a reduzir os valores da pressão arterial, evitando assim medicamentos.

No final, são hábitos que mesmo aplicados de maneira moderada, podem aumentar bastante a qualidade de vida das pessoas. Além disso, até mesmo durante os tratamentos do tumor, podem melhorar em até 15% as chances de sucesso do processo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More