Adubo orgânico de arroz: receita é poderosa para crescer plantas

O adubo à base de arroz é uma alternativa prática e eficiente aos produtos químicos que podem gerar resíduos tóxicos se usados em excesso. Veja mais.

A princípio, as plantas precisam de fertilização durante a primavera e o verão, quando exigem um reforço nutritivo. Ou seja, reflete um processo essencial que fornece nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre e micronutrientes.

Veja também: Primeira vez com plantas? 5 cactos suspensos ideais para pequenos espaços

Esses elementos participam de diversos processos vitais das plantas, incluindo a fotossíntese, a respiração e a síntese de proteínas. Nesse caso, o adubo de arroz favorece a formação de flores e frutos, além de afastar pragas e doenças.

Arroz: quais plantas devem ser fertilizadas?

Primeiramente, o arroz é um cereal que pode ser usado no preparo de adubo natural para diversas plantas. Afinal, contém amido, que é uma fonte de energia importante, e também libera substâncias estruturais que formam as raízes.

Portanto, consegue fertilizar orquídeas, suculentas, hortaliças, pequenas árvores frutíferas, entre outras. Logo, a aplicação ocorre a partir de uma infusão simples, que será detalhada no tópico a seguir, referente à mistura ideal.

Este é o passo a passo do adubo de arroz

1º passo: em primeiro lugar, coloque o arroz em uma vasilha e lave bem, até a água ficar transparente. Desse modo, reserve a água do arroz em um recipiente com tampa e guarde na geladeira por até uma semana.

2º passo: agora, transfira o arroz lavado para um pote que tenha tampa, e cubra com água. Em seguida, deixe fermentar por cerca de 15 dias.

3º passo: após esse período, coe o arroz e descarte os grãos na área de resíduos orgânicos, no intuito de facilitar a coleta seletiva.

4º passo: por fim, dilua o adubo de arroz em água na proporção de 1:10 e aplique nas plantas uma vez por semana, preferencialmente pela manhã ou à tarde.

O uso de adubos naturais na jardinagem é uma prática ecológica e econômica, que reúne inúmeros benefícios. Dito isso, fertilizantes orgânicos, que aproveitam restos de alimentos, cascas de frutas e folhas secas, reduzem o desperdício. Contudo, a principal vantagem é a da absorção lenta, que confere vitalidade às plantas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.