Afinal, os gatos podem mesmo ser afetuosos com seus donos?
Partindo do pressuposto que sim, eles são afetuosos, o sexo influencia de alguma forma? Saiba quem tende a ser mais gentil: machos ou fêmeas.
Apesar dessa fama de desapegados, os gatos são carinhosos com os donos. Só quem tem um bichano de estimação sabe como é! A personalidade deles é um tópico pouco pesquisado, mas os poucos estudos disponíveis afirmam que um gato amado e socializado gosta muito dos tutores. Ainda assim, uma dúvida entre os amantes de gato permance: quais são os mais afetuosos? Machos ou fêmeas? No artigo de hoje, vamos responder essa pergunta.
Leia mais: Letra M na testa de alguns gatos pode ter relação com nascimento de Jesus
Os gatos são carinhosos ou isso é um mito?
Os pesquisadores da Oregon State University criaram alguns experimentos para testar a inteligência social dos gatos. Tais testes clínicos concluíram que os gatinhos de ambos os sexos frequentemente escolhem humanos antes de qualquer outra coisa, desde que não estejam com fome, comprovando que eles são bastante apegados aos donos.
Apesar de o sexo do gato não fazer diferença em termos de afeto, o do dono tem um impacto muito significativo nesse vínculo. Isso é justificado devido ao fato de que as tutoras do sexo feminino tendem a ser mais ativas com seus gatos do que os homens.
Isso também demonstra que nem o gênero felino nem o gênero humano realmente importam nesse vínculo. Tudo se volta para a forma com a qual você trata o seu animal de estimação.
Veja agora o que realmente afeta o afeto dos gatos:
- Limites respeitados
Os bichanos prezam muito pelo seu espaço pessoal, por isso, um dono que não force carinhos físicos – como abraços, beijos e outras coisas – terá um envolvimento melhor com seu gato. A linguagem corporal do animal dá muitas pistas do que ele realmente deseja no momento.
- Socialização precoce
Quanto mais rápido o gato passar por um processo de socialização, é mais provável que se torne mais amigável. Vale ressaltar que os gatos de resgate passam por muitos problemas, logo é necessário ter paciência e compaixão para que ele se sinta seguro e estimulado. Isso pode levar tempo.
- Dedicação à união
A partir do momento em que você dedica momentos ao seu pet, ele tende a ficar mais apegado a você.
Comentários estão fechados.