Afinal, por que os jovens estão voltando para os celulares antigos?

Geração Z está fascinada com os modelos de celulares antigos. Por quê? Entenda a principal razão.

Todos sabemos que a moda se apresenta como um círculo. A nova trend iniciada pela geração Z – aqueles nascidos entre 1995 e 2010 – é uma prova disso. Vários jovens estão voltando a utilizar celulares flip antigos. Sim, aqueles que foram muito populares nos anos 90 e 2000. O que explica o fenômeno?

Por que a troca de celulares?

Podem ser vistos vídeos no TikTok e outras redes sociais onde adolescentes e jovens adultos abrem as caixas desses aparelhos com muito entusiasmo e até mesmo fazem tutoriais de como utilizar esse tipo de celular no dia a dia. Os aparelhos vintage podem ser comprados de segunda mão, mas ainda em um bom estado de conservação.

Uma estudante da Universidade de Illinois postou um vídeo no TikTok que já pode ser considerado viral, visto que conta com mais de 13 milhões de visualizações. Ela diz que: “Nós (os jovens) não levamos mais os nossos celulares normais quando saímos. Tudo o que pode nos deixar mal vem do nosso aparelho”.

A influencer Sammy Palazzolo adquiriu um desses telefones de flip com recursos simples de fotografia e filmagem de vídeo, que ela utiliza para capturar a vida noturna dos estudantes junto ao seu grupo de amigos.

A questão é, por que ela optou por um telefone relativamente antiquado nos dias de hoje?

“Isso elimina mensagens acidentais enquanto se está bêbada, textos embriagados, encontros ruins, elimina todas as coisas negativas sobre a faculdade e traz todas as coisas boas sobre um celular, que é a conexão com outras pessoas”.

Até mesmo celebridades maiores estão aprovando essa ideia, como é o caso da cantora Camila Cabello, que recentemente postou em sua rede social que faz parte da revolução do celular de flip ao posar para uma foto com um aparelho desse modelo. Ela ainda brincou, dizendo: “Talvez eu possa escrever a música tema”.

Esse retorno à tecnologia mais antiga pode trazer benefícios para essa geração, visto que pode ajudá-los a se desligar um pouco das mídias sociais, que recentemente estão causando impactos na saúde mental, de acordo com estudos.

O mercado de smartphones parece ter antecipado essa moda, já que grandes fabricantes da área têm projetos e até mesmo aparelhos modernos que utilizam o modelo de flip, mas mantendo a tecnologia atual.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.