Afoxé (instrumento) – O que é, Significado, Origem
O instrumento consiste em um cabaça vestida com uma rede feita de miçangas de vários tipos representando um objeto que remete a cultura.
O Brasil é contemplado por uma mescla de cultura diferentes uma das outras. Tratam-se de aspectos que o ser humano adquire ao longo do seu contato social. Estamos falando sobre aspectos materiais, como objetos que podem servir como símbolos ou as ferramentas e os meios tecnológicos que um grupo possui, quanto a aspectos imateriais, como crenças religiosas, valores ou ideias.
Veja também:
O que é nacionalismo cultural? Definição e Exemplos
Conheça as danças africanas e suas tradições
Blocos de Carnaval – O que são, nomes, como surgiu
O Afoxé por exemplo, é um instrumento musical formado por uma cabaça pequena redonda, recoberta com uma rede de bolinhas de plástico semelhante com o Xequerê sendo que o afoxé é menor.
Mas a palavra “afoxé” que pode ser traduzida como “o enunciado que faz acontecer”, é conhecida também como caracterização de um cortejo de rua que sai durante o carnaval chamado de Candomblé de Rua e Negreiro Pernambucano, que por sua vez, também utiliza o instrumento em suas manifestações culturais.
O instrumento afoxé pode ter variâncias de acordo com o local em que é encontrado. Há a versão de madeira e/ou plástico juntada ao aspectos chamativos tradicionais como miçangas ou contas ao redor de seu corpo.
O som é produzido a partir do giro das miçangas em um sentido, e a extremidade do instrumento (o cabo) no sentido oposto.
Antigamente era comum que esse instrumento fosse tocado apenas em Centros de umbanda e no samba. Atualmente, a realidade é diferente. O afoxé ganhou espaço no Reggae e música Pop, musica rock, funk, tecnomelodia, forro, sertanejo.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.