O que é nacionalismo cultural? Definição e Exemplos

Uma nação que dá ao seu povo todas as alegrias de desfrutar livremente de suas culturas. Isso pode definir o conceito de nacionalismo cultural.

0

Uma nação que dá ao seu povo todas as alegrias de desfrutar livremente de suas culturas. Um país que aceita a diversidade, compartilhando-a com pessoas de outras culturas. O nacionalismo de tal nação é chamado de nacionalismo cultural. Esse fenômeno é um intermediário entre o nacionalismo étnico e o nacionalismo liberal.

Nacionalismo étnico é onde a nação é definida por sua etnia. Por etnia, está implícito que o patrimônio nacional, religião, idioma, etnia ancestral são todos comuns.

O nacionalismo liberal é onde a nação é definida pela legitimidade política. Ela é formada pelos cidadãos da nação, tanto que é considerada uma vontade geral.

No nacionalismo cultural, a identidade nacional de uma pessoa é decidida com base na linguagem e nas tradições culturais. Não considera raça e ancestralidade comum. Não se envolve em movimentos independentes. Está em uma posição moderada dentro do quadro maior de uma ideologia nacionalista.

Algumas nações em todo o mundo exibem nacionalismo cultural, como a China, Índia, México, etc. Uma variante do nacionalismo cultural também pode ser observada nas nações da América Latina. No local, as pessoas pertencentes a diferentes nações possuem um senso de etnia, cultura e e até certo ponto histórico.

Cultura

A palavra cultura, é derivada do latim, que significa “cultivo”. Ela descreve os padrões de vida e comportamento de cada indivíduo. Pessoas com modos de vida semelhantes formam um grupo e tornam-se parte dele. Isso os define como indivíduos, com base em sua cultura.

Cada pessoa que vive neste planeta faz parte de uma cultura que é criada pelos seus antepassados. Quando as pessoas de uma nação são livres para seguir suas culturas, elas fazem isso porque têm o direito de fazê-lo. É uma crença, uma ideologia que une as pessoas e as leva a serem unidas como nação.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.