Água com cloro é prejudicial à saúde dos cães?
Entenda porque é necessário ter cuidado com esse elemento.
O cloro é um composto químico normalmente utilizado para eliminar e manter o espaço livre de microrganismos, como fungos, bactérias e vírus.
Comumente podemos encontrar grande quantidade de água com cloro nas piscinas. Assim, os cachorros podem ter o hábito de tomar banho ou beber a água deste ambiente. Mas será que a água com cloro é prejudicial à saúde dos cães? É o que você vai ver agora neste artigo!
Veja mais: Conheça os sinais de que o cachorro está sentindo dor
Água com cloro prejudica a saúde dos cachorros?
Se o animal ingerir água com uma alta concentração de cloro, o elemento pode facilmente irritar regiões mucosas mais sensíveis dos cachorros, como a boca, língua e todo o sistema digestório. Assim, ao entrar em contato com o organismo do seu pet, o cloro poderá causar queimaduras, dor abdominal, diarreias, náuseas e vômitos.
Entretanto, o que irá determinar os sintomas varia de um animal para o outro. Isso porque eles dependem da quantidade de cloro ingerida e das peculiaridades de cada cão, sendo que cada um pode responder de uma maneira diferente.
Desta forma, o ideal é que você sempre deixe água tratada disponível para o seu animal beber, evitando que ele corra para se hidratar com a água da piscina. Outra situação comum está relacionada aos cachorros que tomam banho de piscina. Essa ação pode ocasionar sensibilidade, reações alérgicas ao cloro e irritação dos olhos e mucosas externas.
Entretanto, não pense que o perigo do cloro em excesso para o seu amiguinho está restrito apenas às piscinas. Atualmente existem muitos produtos, principalmente os de limpeza, que utilizam cloro na sua formulação, tais como a água sanitária e desinfetantes.
Assim, é recomendado evitar o uso desses produtos em espaços onde o cachorro costuma ficar deitado e mantê-los bem afastados dos animais, em locais altos ou fechados.
O que fazer se o pet ingerir água com cloro acidentalmente?
Apesar de tomar todos os cuidados, o cachorro pode ingerir a água da piscina sem que você perceba. Primeiramente, mantenha a calma e não entre em pânico quando o flagrar nesta situação. Ofereça e estimule o consumo de água filtrada e observe se o animal apresentará algum sinal de intoxicação nas próximas horas. Caso você perceba que o cãozinho está muito quieto ou apresenta indícios de que está ficando doente, leve seu pet ao veterinário com urgência.
Então, agora que você sabe se a água com cloro é prejudicial à saúde dos cães, aproveite para encaminhar esse artigo para aquele seu amigo que também gostaria de saber.
Comentários estão fechados.