A água de arroz pode contribuir para a sua saúde! Confira suas propriedades
A água de arroz possui diversas propriedades para nosso corpo. Aprenda como fazê-la e aproveitar seus benefícios.
No processo de cozimento do arroz é liberada uma água, que muitas vezes é descartada na pia, porém, ela é rica em diversos nutrientes. Com o aspecto de leite, ela é captada no processo de fermentação das sementes durante o cozimento.
Rica em substâncias antioxidantes, ela pode ser excelente para a saúde da pele e dos cabelos. Todavia, vale atentar para o tipo de arroz que realmente fornecerá uma água com nutrientes. De preferência, os orgânicos, integrais e vermelhos são os que liberam uma água nutritiva. Acompanhe o artigo e saiba mais!
Veja mais em: Arroz cremoso: aprenda como fazer essa deliciosa receita na panela de pressão
Propriedades da água de arroz
As propriedades da água de arroz são muitas. No passado, as mulheres asiáticas já a utilizavam como uma espécie de tratamento para a pele e cabelos, na medida em que age como um hidratante.
Nesse contexto, você pode usar a água do arroz de maneira externa, aplicando na pele, ou ingerindo. Assim, por apresentar fibras na sua composição, essa água tem uma função prebiótica que ajuda no funcionamento do intestino. Um copo de água de arroz por dia já ajuda bastante.
Além disso, como já comentado, as mulheres japonesas utilizam a água de arroz para auxiliar no tratamento da pele. Desse modo, seu uso pode ser feito para lavar o rosto pela manhã ou como uma máscara pré-lavagem do cabelo.
Aprenda como fazer água de arroz
Que tal guardar um pouquinho da água do próximo arroz? Para fazê-la é muito simples, basta apenas preparar o arroz. Assim, pegue uma xícara de arroz e uma xícara de água, deixe-a ferver por alguns minutos e acrescente os grãos. Desta forma, no processo de fervura, ele vai liberando os nutrientes. Então, basta reservar um pouco dessa água.
Por fim, outra ideia é utilizar o processo de fermentação. Pegue meia xícara de arroz cru, coloque de molho com uma xícara de água e deixe fermentar por 24 horas numa vasilha tampada. Após isso, coe e aproveite!
Comentários estão fechados.