Água em Marte? Missão da China revela informações inéditas sobre o planeta

Até o momento, tudo o que se sabia era que havia bastante água congelada em Marte, mas em estado líquido é um fato novo.

Nos últimos anos, pudemos acompanhar uma verdadeira nova corrida espacial que teve como protagonistas alguns dos homens mais ricos do mundo. A diferença é que agora o objetivo não é mais a lua, e sim, o sonho de virar marciano e colonizar o querido Planeta Vermelho em um futuro próximo. Isso influenciou muito uma busca por água em Marte.

Novas descobertas

Um novo artigo que saiu na revista Science Advances trouxe boas notícias para quem acredita que daqui a uns dias poderemos chegar a Marte. De acordo com esse estudo, foi possível encontrar indícios de água em estado líquido no Planeta Vermelho.

Além disso, as novas descobertas agitaram a comunidade científica por envolver excesso de água.

Até então, poucos indícios de água no Planeta puderam ser registrados, sendo que a maioria dizia respeito à água congelada. Em grande parte, isso era uma consequência da atmosfera bem fina de Marte quando em comparação com a atmosfera terrestre.

Na verdade, a atmosfera do Planeta tem uma estrutura para lá de complexa.

Isso porque o Planeta perdeu a sua proteção contra os raios solares a partir da perda do campo magnético, que antes o protegia dos ventos solares.

Trata-se de um mecanismo bem parecido com o que temos aqui no Planeta Terra, como você pode notar. Porém, com a perda da proteção, Marte ficou com um solo totalmente improdutivo.

De onde vem a água em Marte?

Na verdade, não houve a descoberta direta de rios ou oceanos como conhecemos por aqui na Terra. No entanto, os cientistas descobriram principalmente alguns indícios que sugerem a presença de água.

Mais precisamente, encontraram sulfatos hidratados, minerais óxidos e até mesmo sílica. Caso você não entenda muito de química, não tem problema! Vamos explicar.

A presença desses componentes pode promover o derretimento do gelo ou neve. Porém, para o nosso azar, não foi possível dar segmento aos estudos.

Isso porque o Rover chinês Zhurong, que descobriu essas evidências, entrou em estado de hibernação, talvez para sempre, deixando a gente morrendo de curiosidade!

REFERÊNCIA

Água em Marte? Missão da China revela informações inéditas sobre o planeta

você pode gostar também

Comentários estão fechados.