Água sanitária vs. vinagre: qual é a melhor opção para limpar legumes e vegetais?
Ainda não sabe como limpar seus alimentos de forma segura? Confira esse texto e tire as suas dúvidas.
A preocupação com a limpeza de frutas e vegetais é uma questão fundamental para a saúde pública e individual. Essa preocupação se deve ao fato de que frutas e vegetais poderem abrigar microrganismos patogênicos, resíduos de pesticidas e sujeira que representam riscos à saúde.
Afinal, legumes e vegetais podem entrar em contato com várias fontes de contaminação. Nesse escopo estão incluídos, por exemplo, o solo, a água, e diferentes superfícies de armazenamento, manipuladores humanos e até mesmo animais.
Dessa forma, vale frisar que tanto resíduos químicos quanto orgânicos devem ser removidos das frutas e vegetais antes do consumo. Mas, qual é o melhor método de higienização para esses alimentos?
Dentre as principais alternativas utilizadas pelas pessoas, estão o uso de vinagre e hipoclorito de sódio, a famosa água sanitária. Você sabe qual dos dois é mais efetivo? Confira a seguir!
Fazendo a limpeza com vinagre
Uma das abordagens para a limpeza de frutas e vegetais é o uso do vinagre. Com ele, é possível garantir uma limpeza completa, uma vez que possui propriedades bactericidas altamente eficazes.
Para tanto, recomenda-se uma proporção de, no mínimo, 250 ml, o que equivale a uma xícara de chá de vinagre de álcool, para cada litro de água. O período de repouso ideal é de 15 a 20 minutos.
Durante o ato de limpeza, é aconselhável enxaguar minuciosamente os alimentos e, em seguida, certificar-se de que estejam completamente secos antes de armazená-los adequadamente.
Como usar a água sanitária para limpar os alimentos?
Nesses casos, é fundamental atentar-se à proporção e ao tipo de produto escolhido. Por exemplo, as águas sanitárias com fragrância não são aconselháveis para essa finalidade.
O recomendável é optar por água sanitária sem odor, utilizando duas colheres de sopa para cada litro de água, garantindo assim uma proporção segura.
O alimento deve ser completamente submerso na solução e deixado em repouso por um período de 15 a 20 minutos. Após esse intervalo, a água deve ser drenada e o alimento precisa ser enxaguado com água corrente limpa.
A escolha é sua!
Tanto a água sanitária quanto o vinagre podem garantir a higienização de de frutas e vegetais. Ademais, para prolongar a vida útil de frutas, verduras e legumes na geladeira, é fundamental assegurar que estejam completamente secos.
Por fim, em todos os casos, independentemente de sua escolha, saiba que é fundamental usar água corrente antes e depois do produto escolhido para sua limpeza.
E, claro, jamais consuma alimentos não higienizados. Sua saúde pode depender disso!
Comentários estão fechados.