Airpod causa perda auditiva em criança; família processa a Apple

Família do Texas processa Apple após seu filho sofrer perda auditiva.

Uma família do estado do Texas, nos Estados Unidos, processou a Apple alegando que o filho teve perda auditiva permanente provocada pelo uso de Airpods. Os pais da criança alegam que os fones dados à criança como presente de aniversário tinham um problema sério que foi a causa central do comprometimento da audição. De acordo com eles, o volume não seguia o padrão definido no aparelho e sempre estava muito mais alto que o tido como “aceitável”.

Veja também: Apple lança iniciativa para que clientes façam o conserto de seus iPhones

Os motivos do processo

Carlos Godoa e Airiani Reyes acusaram a empresa de telefones e acessórios de negligência. Segundo eles, a Apple tinha consciência dos riscos que o Airpod emitia, pois uma série de reclamações sobre o volume já alertava sobre a possível falha na produção dos fones.

O caso aconteceu no ano de 2020, enquanto a criança assistia conteúdos da Netflix usando apenas um fone no ouvido direito. Nesse momento, foi acionado um “alerta amber”, conhecido como uma notificação utilizada para alertar o desaparecimento de uma criança. O som do alerta teria sido tão forte que acabou rompendo os tímpanos da criança de apenas 12 anos.

No caso, a criança foi a que mais sofreu diante da situação ao ter sua audição comprometida para o resto da vida, por uma falha de produção. Desse modo, a família está mais que no direito de solicitar a indenização.

Volume e surdez

Quanto mais alto o som, maior é a sua vibração e mais ruídos são emitidos. Desse modo, se os ruídos diários, por si só, já são prejudiciais aos ouvidos, usar fones em volume alto já é capaz de aumentar o risco. Assim, é de extrema importância não ultrapassar a média do volume do aparelho.

Se você escutou um som muito alto, é normal ter uma perna auditiva momentânea. Entretanto, caso ela persista, é sinal de que, por conta do barulho, as células não conseguiram se recuperar. Uma perda auditiva é algo que permanece e pode impossibilitar a pessoa de fazer determinadas atividades ao longo da vida, até mesmo o simples ato de escutar uma música. Por isso, é tão importante se atentar para o modo como se utilizam os fones.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.