Alemanha pretende facilitar entrada de estrangeiros para morarem no país
O projeto foi apresentado em setembro por Hubertus Heil, Ministro Federal do Trabalho e Assuntos Sociais do país.
A Alemanha declarou sua vontade de introduzir vistos para ajudar não-europeus. Esta medida vai flexibilizar a sua entrada no território alemão, permitindo que esses estrangeiros se mudem e encontrem trabalho dentro do país. O projeto foi apresentado em setembro por Hubertus Heil, Ministro Federal do Trabalho e Assuntos Sociais do país.
O ministro ainda disse que a emissão dos documentos vai ser limitada e vai depender das necessidades do mercado de trabalho alemão. Acompanhe a leitura para saber mais sobre o fato como a Alemanha facilita entrada de estrangeiros a partir de agora.
Leia mais: Conheça os 4 países mais difíceis de se tirar o visto
Como vai funcionar a disponibilização do novo visto alemão?
A criação de um “green card“ (Chancenkarte em alemão) deve ser baseada em um sistema de pontos. Este documento vai operar como o documento emitido pelos Estados Unidos, onde seu objetivo é atrair especialistas em diferentes áreas de trabalho. O país vem sofrendo com a falta de mão de obra há muitos anos.
Esse green card vai permitir que estrangeiros encontrem trabalho na Alemanha. Em outras palavras, eles não vão precisar ter uma proposta de emprego para solicitar um visto. Isso evita que os candidatos tenham que passar por todas as etapas do processo no exterior.
Quando este visto vai começar a ser emitido?
Com lançamento previsto para o final deste ano, o green card vai dar acesso para que qualquer pessoa com diploma universitário, fluência da língua alemã ou que tenha morado no país, que três anos de experiência profissional e com menos de 35 anos se estabeleça na Alemanha e procure trabalho.
É necessário cumprir três dessas condições, além de que o candidato deve provar que pode se manter e pagar suas próprias despesas pelo tempo que for morar no país antes de achar um emprego.
Por que a Alemanha resolveu fazer tais mudanças?
O motivo da mudança na jurisprudência é que quase 20% do povo alemão nasceu no exterior e pelo menos 25% têm ancestrais que emigraram para o país. O país atualmente está com a sua população envelhecida, o que significa que em um futuro próximo muito mais pessoas vão deixar o mercado de trabalho do que entrar.
Segundo especialistas, a Alemanha enfrenta outros problemas além das intenções da proposta do green card, dificuldades linguísticas, barreiras administrativas para validar diplomas ou formação e concorrência internacional.
Além disso, a rede de negócios do país é composta principalmente por “mittelstand“ (pequenas e médias empresas), que segundo especialistas figuram 95% da economia do país.
Comentários estão fechados.