Alerta aos pais: 5 consequências desagradáveis de comparar crianças
Cuidado! Comparar os seus filhos com outras crianças pode trazer consequências desagradáveis. Saiba quais!
Infelizmente, é muito comum que os pais comparem seus filhos com outras crianças, principalmente por acharem que isso fará com que eles queiram ser tão excelentes quanto as outras.
Mas, quando você passa a comparar seus filhos com outras crianças, os efeitos disso podem ser contrários, fazendo com que a saúde mental delas seja prejudicada, além de afetar também a autoestima deles.
Os pequenos podem, sim, ser incentivados a viver uma competição, sendo motivados a serem melhores, mas isso não deve ser relacionado à comparação.
Neste artigo, trouxemos algumas das consequências negativas que a comparação pode trazer para a vida dos seus filhos. Acompanhe a seguir!
5 consequências ruins da comparação da vida de crianças
Atrapalha a saúde mental.
Quando as crianças são comparadas, automaticamente algumas metas são criadas em seu consciente, e quando essas metas não são atingidas, elas passam a se sentir frustradas, o que afeta a saúde mental.
Os pais precisam tratar seus filhos como indivíduos, compreendendo suas limitações e tendo muito respeito.
Perda da singularidade
Outra consequência que a comparação pode trazer para seus filhos é fazer com que eles percam a singularidade. Existem muitas características e peculiaridades que são exclusivas de cada criança.
Enquanto algumas conseguem se destacar na escola, outras podem ser melhores na prática de esportes, na música ou em outras atividades.
Por isso, não demonstre insatisfação naquilo que o seu filho faz de melhor, apenas porque ele não cumpre com o que você planejou. Lembre-se que ele possui suas singularidades.
Marcas e traumas para a vida inteira
Quando as crianças são muito comparadas durante a infância, elas podem carregar essas marcas por toda a vida e a tendência é que repliquem isso com seus filhos no futuro.
Por isso, tente sempre lembrar que seu filho é especial da forma como ele veio ao mundo, sempre orientando-o com muito respeito e amor sobre suas decisões.
Enxergar-se como objetos
Outra consequência que a comparação em crianças pode trazer é que elas passam a ser vistas como objetos, pois os pais tendem a mostrá-las como um troféu para outras pessoas.
Falta de autossuficiência
Quando as crianças são comparadas frequentemente com outras, elas passam a sentir que não são autossuficientes, e isso é um grande perigo.
Por isso, sempre se atente para não comparar seus filhos, a fim de que eles não vejam seus colegas como competidores e queiram sempre ser melhores do que os outros.
As comparações que os pais fazem com seus filhos podem criar marcas para toda a vida. Por isso, se você deseja fazer diferente, cultive as habilidades que seus filhos possuem, e lembre-lhes sempre sobre o potencial que têm.
Comentários estão fechados.