Vazamento de dados de clientes do Mercado Livre alerta para ações de proteção no site
Especialista em Segurança fala sobre como podem ocorrer esses vazamentos de dados. Confira!
Na última segunda-feira, 07, cerca 300 mil clientes do Mercado Livre tiveram seus dados acessados indevidamente após um possível ataque de hackers.
A empresa disse que os protocolos de segurança foram ativados assim que o acesso não autorizado foi identificado, e ainda acrescentou que dados como senhas, informações de saldos em conta, investimentos, cartão de pagamento e outras não foram obtidos pelos invasores.
Leia também: 6 ações simples para se proteger dos golpes da internet
O especialista em Segurança e professor da Estácio, Eduardo Andrade, falou sobre como podem ocorrer esses vazamentos de dados. Segundo ele, os motivos podem ser desde falhas de sistema vulnerável, erro humano e até ações de ex-funcionários.
“Dados vazados podem expor você e sua família e serem usados para abrir contas, contrair dívidas ou aplicar golpes. Após um vazamento, é esperado um aumento nas tentativas de golpes por diferentes meios, como e-mails, mensagens de texto e ligações telefônicas”, diz o especialista.
Para não ter prejuízos após o ataque, Eduardo dá dicas de como aumentar a proteção depois do vazamento.
“Algumas ações são importantes de serem tomadas, como trocar imediatamente as senhas expostas, ativar a verificação em duas etapas nas contas que ofereçam esse recurso, ativar mecanismo de notificação após compra, informar as instituições emissoras de cartão de crédito, revisar o extrato de seus cartões e de sua conta e, se necessário, dirija-se a um órgão policial para realizar um registro de ocorrência.”
Comentários estão fechados.